Curso de Atendimento Pré-Hospitalar termina hoje

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

Será encerrado este domingo, a partir das 13:30h, na Praça Gonçalves Dias, O Curso de Atendimento Pré-Hospitalar, realizado pela Gerência de Qualidade de Vida em parceria com o Pólo de Formação e Capacitação em Saúde da Família da UFMA.

Segundo o médico da Universidade Federal de Santa Catarina, Wilson Pacheco, ministrante do curso, as demonstrações e simulações fazem parte da parte prática da capacitação que teve início no último dia 24.

Participam do curso, enfermeiros e auxiliares de enfermagem de 10 municípios maranhenses e tem ainda como participantes profissionais socorristas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal.

O curso corresponde a uma das etapas de capacitação do programa de Urgência e Emergência que está sendo implantado e implementado em 37 municípios maranhenses pelo Governo do Estado, onde já ocorreu a primeira etapa para instrutores e já estão programadas mais duas etapas para os profissionais que trabalharão nas centrais espalhadas pelo interior do estado.

Os 90 profissionais participantes desta etapa do projeto estão fazendo o curso teórico prático, de carga horária de 60 horas, onde através de oficinas e trabalhos em grupos, serão capacitados para o trabalho de atendimento pré-hospitalar de modo geral.

Os temas abordados no decorrer do curso, são os seguintes: a abordagem do paciente, o perfil do socorrista, a biossegurança, o oxigênio terapia, RCP (ressuscitação cárdio pulmonar), controle da hemorragia, vias aéreas, mobilização, parto emergencial, transporte de vítimas, entre outros.

O Gerente de Qualidade de Vida, Abdon Murad, lembra que a meta da Gevida é capacitar ao todo 740 profissionais de saúde, até o final do ano, que após o treinamento, estarão aptos a trabalharem nas centrais de Urgência e Emergência existentes no estado.

Além do município de São Luís, participam do curso, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Cururupu, Santa Inês, Santa Luzia do Paruá, Santa Rita, Miranda do norte, Governador Nunes Freire, Pinheiro, Santa Luzia e Turiaçu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.