Cresce expectativa do consumidor, aponta CNI

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

São Paulo - O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) cresceu 0,4% no terceiro trimestre do ano em comparação ao segundo trimestre, divulgou ontem a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com relação ao mesmo período do ano passado, o aumento é de 3,6%. O INEC é calculado com base na pesquisa de opinião pública feita pelo Ibope, entre os dias 17 e 19 deste mês, com dois mil entrevistados.

O aumento do índice foi atribuído, segundo a CNI, à expectativa de que o desemprego recuará nos próximos seis meses. A pesquisa mostra que a expectativa de que o desemprego diminuirá nos próximos seis meses aumentou 6,6% do segundo para o terceiro trimestre deste ano. Ante igual período de 2001, esse indicador subiu 18,7%.

O INEC é uma média de oito indicadores. Desses, quatro tiveram queda e quatro melhoraram. A perspectiva para o ano corrente caiu 2,7% de um trimestre para o outro e a satisfação com a vida caiu 0,7% no mesmo período. O medo do desemprego cresceu 1,7%, enquanto que a intenção de comprar no último quarto do ano aumentou 1,6%. Essa variação é explicada pela sazonalidade, uma vez que o Natal se aproxima.

É mais fácil visualizar a influência da sazonalidade no aumento da intenção de compra quando observados os indicadores de expectativa referentes à renda.

A expectativa de que a renda geral crescerá diminuiu 0,4% do segundo para o terceiro trimestre.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.