Ações de cidadania encerram a Semana do Idoso na capital

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

Mais de três mil idosos – de vários bairros da capital – receberam ontem, gratuitamente, ações como corte de cabelo, medição de pressão arterial, orientações médicas, de enfermagem, emissão de documentos e outros serviços. Os trabalhos foram prestados no Grêmio Lítero Recreativo Português e marcaram o encerramento da Semana do Idoso que, este ano, teve como lema: envelhecimento com dignidade, exercendo a cidadania.

“Sempre nos preocupamos em realizar atividades que contribuam para deixar a vida dessas pessoas ainda melhor. Ao contrário dos outros anos – em que realizamos caminhadas –, neste optamos por ofertar serviços que geram dignidade”, explicou o gerente de Desenvolvimento Social, Ricardo Zenni, enquanto acompanhava a prestação dos serviços.

Entre os idosos, a aprovação das ações era visível. “É uma excelente oportunidade para, além de mantermos contato com os amigos, participarmos de atividades científicas, artísticas, culturais e de lazer”, enfatizou Maria Eulália Araújo Silva, 64 anos, moradora do bairro do Maiobão. Ela aproveitou para receber diversos serviços. “Apesar de me sentir com mais saúde e vitalidade do que quando tinha 40 anos, vou aproveitar para fazer exames de diabetes e medir pressão”.

A aposentada Maria do Amparo Ribeiro, 60 anos, residente no bairro do Ipase, diz que levantou cedo para não chegar atrasada às festividades. “Vou cortar cabelo, fazer limpeza de pele e exames”. Maria participa da Universidade da Terceira Idade (Uniti), onde os idosos mantêm atividades constantes como natação, hidroginástica e danças. “A nossa meta é envelhecer com saúde e dignidade”, diz a aposentada.

Durante toda a semana foram realizadas palestras, oficinas, atividades recreativas, de lazer e cultural voltadas às pessoas idosas de São Luís. “Este ano, também procuramos integrar netos e filhos dos participantes na programação, como forma de promover maior integração entre as gerações”, explicou a subgerente de assistência social da GDS, Sonia Chaves. Os idosos também assistiram a show do cantor Cláudio Pinheiro e apresentação do Bumba-Meu-Boi Fios de Prata (Grupo de Idosos do Vinhais).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.