Tubarão fêmea engravida sem presença de macho

GloboNews.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

DETROIT - Um tubarão fêmea criada seis anos sem a presença de um parceiro macho, no aquário de Belle Isle, deu à luz a três filhotes, no que autoridades do zoôlogico chamam de bebês virgens. Os dois primeiros filhotes nasceram em julho e o terceiro nasceu no início desta semana, segundo informações dadas hoje pelo curador dos peixes do aquário, Doug Sweet.

O trio de fêmeas filhotes e sua mãe, de 60 centímetros, são da espécie tubarão bambu - comuns nas águas do Pacífico Sul. Elas estão passando bem e a previsão é de que um quarto filhote nasça nas próximas semanas, segundo informações de Doug.

A equipe acha que os nascimentos podem ser resultado de um processo chamado partenogênese, que é a capacidade de ovos não-fertilizados de se desenvolverem para embriões sem uma semente masculina. A outra opção é que talvez haja uma chance que a fêmea seja uma auto-fertilizante hemafrodita.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.