Hospital Universitário realiza Mutirão da Catarata hoje

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

O Hospital Universitário Presidente Dutra realiza, neste sábado, o Mutirão da Catarata. Para atender todas as pessoas que procuram o hospital o hospital dispõe de uma grande equipe de oftalmologistas, anestesistas, enfermeiros e auxiliares e pessoal administrativo de apoio para atender uma demanda de até 250 pacientes neste mutirão. O atendimento será das 7 às 15 horas ininterruptamente.

O paciente não precisa marcar consulta com antecedência, basta se dirigir ao hospital neste dia para a triagem com uma equipe especializada no assunto. A partir de agora, o Mutirão da Catarata acontecerá uma vez por mês, sempre aos sábados.

Além desses dias, pessoas com catarata são atendidas também de segunda à sexta-feira, manhã e tarde, na sala 07, no ambulatório da Unidade Presidente Dutra.

O que é Catarata

A doença decorre do embaçamento do cristalino, dificultando a chegada de luz à retina, onde se forma a imagem. Não há medicamentos que curem a catarata. A sua remoção cirúrgica seguida de implante de uma lente intra-ocular é a melhor maneira de se restaurar a boa visão.

No passado, a cirurgia de catarata era realizada sob anestesia geral, com internação de diversos dias e era considerada de alto risco. Hoje, é feita com anestesia local e às vezes uma leve sedação para que o paciente se sinta relaxado. A recuperação é rápida e, geralmente, a permanência na clínica oftalmológica após a cirurgia é de apenas algumas horas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.