Nokia lança celular com camcorder para aquecer vendas no setor

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

HELSINQUE - A Nokia lançou o primeiro telefone celular com camcorder, na esperança de estimular as vendas no quase estagnado mercado de aparelhos. O novo 3650 só estará disponível ao consumidor, porém, no início de 2003.

O aparelho tem um visor colorido maior, composições de toque para campainha e inúmeros jogos. Mas suas grandes atrações são a inserção do camcorder e de uma tecnologia que serve para visualizar e enviar 15 segundos de imagens para outros celulares.

As imagens poderão ser enviadas por e-mail e os usuários conseguirão baixar conteúdo de vídeo em tempo real.

As empresas de celulares estão apostando em aparelhos que oferecem sistema de mensagens multimídia e telas coloridas para reaquecer o mercado. Os consumidores têm sido relutantes em substituir seus aparelhos em uso por outros com um pouco mais de tecnologia e também devido ao fraco desempenho dos celulares que acessam a Internet.

Tapio Hedman, porta-voz da Nokia, disse à CNN que o novo aparelho é "uma notícia positiva para a indústria".

Segundo Hedman, os visores coloridos vão estimular a demanda: "Isso é uma evidência de que a revolução da terceira geração de celulares está acontecendo" mesmo sem o lançamento das redes de alta velocidade.

As operadoras de celulares não esperam lançar a terceira geração de serviços antes de 2003. Enquanto empurram este lançamento, reduzem as dívidas causadas por uma economia global cujo crescimento está muito lento.

As vendas globais de celulares caíram pela primeira vez no ano passado e existe uma preocupação real de que a indústria não consiga vender 400 milhões de unidades este ano - a menos que os consumidores resolvam começar a comprar os novos modelos de aparelhos.

O lançamento de novos telefones é crucial para a Nokia manter sua liderança no mercado, onde detém uma fatia de 36 por cento, mais do que o dobro de sua rival mais próxima, a Motorola.

O Nokia 3650 com camcorder tem tecnologia de mensagens multimídia (MMS), que permite aos usuários enviar e receber fotos e áudio e jogar. O aparelho inclui, ainda, a tecnologia GPRS de alta velocidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.