Um Napster no celular? Aparelhos incluem recursos para mensagens com música

GloboNews.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h30

LONDRES - Depois do sucesso de sistemas peer-to-peer (P2P) como o Napster, em breve será possível que telefones celulares compartilhem música, jogos e imagens com praticamente qualquer pessoa. A informação foi publicada pela edição eletrônica da britânica BBC, que cita uma companhia francesa, denominada Apeera, dona de uma tecnologia capaz de tornar uma rede de aparelhos, potencialmente em uma rede P2P.

A tecnologia ofereceria aos usuários uma espécie de prateleiras digital para os seus próprios arquivos de mídia e os deixaria transmitir arquivos para qualquer pessoa interessada em usar, ouvir ou visualizar os arquivos. Segundo seus criadores, na Apeera, o sistema pode ser utilizado por operadoras para convencer os consumidores a começarem a usar os serviços multimídia.

Desde o surgimento do Napster, as redes P2P se tornaram extremamente populares entre os internautas. Essas redes permitem que as pessoas procurem por arquivos compartilhados em discos rígidos de quaisquer membros do mesmo sistema.

A Apeera encontrou uma maneira de fazer algo similar com celulares: um sistema P2P que oferece um espaço determinado para armazenamento de imagens, arquivos musicais e jogos. Estes podem ser acessados por seus próprios celulares ou serem passados para outros usuários.

- P2P é peça fundamental para tornar o serviço um sucesso - declarou Adrian Bisaz, porta-voz da Apeera. Segundo ele, um indicativo é o fato de operadoras gerarem mais receita com serviços como o envio de mensagens texto e trocas de ringtones (toques) do que com outros serviços.

Conforme os aparelhos passarem a lidar com tipos de dados mais sofisticados, logos e ícones se tornarão imagens, enquanto ringtones serão encarados como arquivos musicais, acredita o executivo.

Atualmente, várias operadoras tentam convencer clientes a trocarem de aparelho e apostam em modelos capazes de lidar com arquivos multimídia, com software baseado na linguagem Java. Estes aparelhos, porém, possuem pouca memória embutida, o que limita o número de mensagens, imagens, sons e games que podem armazenar.

De acordo com Bisaz, a Apeera fornece aos telefones uma memória efetivamente sem limites.

O sistema, que já chamou a atenção de operadoras, pode ser utilizado por qualquer aparelho que use Wap - um conjunto de especificações que converte páginas web em um formato que pode se exibido em celulares. Consumidores, incluindo os de planos pré-pagos, poderão enviar arquivos para qualquer celular com Wap ou Java, mesmo para aqueles que não tiverem assinado o serviço.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.