Cientistas americanos reconstroem proteína pré-histórica em tubo de ensaio

GloboNews.com

Atualizada em 27/03/2022 às 15h31

RIO - Cientistas americanos reconstruíram uma proteína pré-histórica em tubos de ensaio. O estudo permite aos pesquisadores uma nova percepção do mundo de 240 milhões de anos atrás, época em que os répteis dominaram o planeta, segundo o site de notícias da BBC.

Os pesquisadores usaram computadores para descobrir a seqüência de um gene de um animal anterior aos dinossauros. Com as informações obtidas, eles construíram a proteína codificada, um pigmento visual que ajudava os animais a enxergar em ambientes com pouca luz.

A classe de répteis estudada, os arcossauros, é antepassada dos dinossauros, crocodilos e pássaros. Os resultados da pesquisa sugerem que os arcossauros eram mais adaptados à vida noturna do que o estimado.

- Esses arcossauros podem ter tido uma visão noturna melhor do que era estimado - disse à BBC Thomas Sakmar, do Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade de Rockefeller, Estados Unidos.

Os arcossauros viveram no período Permiano, há cerca de 250 milhões de anos, e são ancestrais diretos dos dinossauros. Os pesquisadores acreditam que a pesquisa possa ajudar a fornecer respostas que não podem ser obtidas através dos fósseis, como comportamento, pele e cor dos olhos.

- Nós não pegamos isso de um fóssil. Nós estamos usando um método de computador para descobrir como seria e realmente fazê-lo - contou Sakmar à BBC. - O fato de funcionar perfeitamente no tubo de ensaio nos torna confiantes de que estamos no caminho certo.

A pesquisa foi publicada na revista 'Molecular Biology and Evolution'.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.