Governador lança hoje o Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado

- Atualizada em 27/03/2022 às 15h32

O governador José Reinaldo Tavares lança nesta quarta-feira, 28, às 9h, na Sala de Vídeoconferência da Uema, o Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (PDCT/MA), o qual tem como base os princípios da gestão compartilhada, sustentabilidade e proatividade.

O PDCT/MA, que será lançado simultaneamente para todas as regiões do estado por meio de videoconferência, constitui-se como consolidação da Política Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O Plano tem por objetivo estabelecer ao nível estratégico um conjunto de iniciativas, com vistas à implantação a curto e médio prazos de programas, projetos e ações prioritários, nas áreas de educação tecnológica, da ciência e tecnologia e inovação tecnológica para o desenvolvimento sustentável de todas as regiões do estados.

“A decisão do Governo do Estado em priorizar o desenvolvimento científico e tecnológico, explicita a todos que este é o caminho para a construção de uma sociedade mais justa, onde a maioria dos cidadãos possam beneficiar-se dos avanços tecnológicos”, assinalou o gerente de Planejamento e Gestão, Luciano Moreira.

As diretrizes do PDCT/MA serão pautadas em enfoque sistêmico, obedecendo a uma visão integrada do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia; formação da cadeia do conhecimento; democratização/interiorização do conhecimento;excelência na educação tecnológica e resultados centrados no ser humano.

O Plano contempla seis grandes programas, para um total de 34 projetos a serem desenvolvidos nas áreas de informações tecnológicas, capacitação tecnológica da população, reestruturação física e laboratorial, de fortalecimento organizacional, de extensão e assistência tecnológica e de pesquisa básica e aplicada.

Entre os projetos a serem executados, obedecendo-se aos princípios de diretrizes do Plano, podem ser citados “Infovias do Desenvolvimento” (estradas eletrônicas por onde irão transitar todo o tipo de informação, em forma de texto, som ou imagem), “Formação de Novos Talentos Humanos”, “Fortalecimento Físico e Laboratorial”, “Expansão das Atividades de Instituto do Agronegócios do Maranhão”, “Capacitação Tecnológica”, “Biotecnologia e Engenharia Genética”.

Dentro do Programa de Fortalecimento Organizacional, será contemplado o Projeto de Implantação do Instituto Tecnológico do Maranhão (ITEC/MA). O organismo desenvolverá ações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de softwares nas áreas de energia, comunicações e química fina, além do que será o gestor dos Centros de Capacitação Tecnológica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.