Estelionato previdenciário

PF cumpre mandado em Ribamar contra fraude em benefícios

A PF investiga trama criminosa envolvendo o recebimento indevido de benefícios sociais e previdenciários, a partir do uso de documentos falsos e de inscrições eleitorais fraudulentas.

Ipolítica

Policiais federais durante ação de busca e apreensão em São José de Ribamar
Policiais federais durante ação de busca e apreensão em São José de Ribamar (Divulgação)

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - A Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (6) no município de São José de Ribamar, no bojo de uma investigação contra fraude em benefícios sociais e previdenciários. 

Uma pessoa é investigada por cometer as fraudes, com o uso de documentos falsos e eleitorais fraudulentas. 

A ação da PF foi batizada de Operação Defalcare e consegui apreender diversos documentos e um celular de uma pessoa alvo das investigações e das buscas. 

A operação foi autorizada pela Justiça Eleitoral, no bojo de Inquérito Policial que tramita na Delegacia de Direitos Humanos e Defesa Institucional, também responsável por apurar ilícitos penais na esfera eleitoral. 

Os policiais investigam trama criminosa envolvendo o recebimento indevido de benefícios sociais e previdenciários, a partir do uso de documentos falsos e de inscrições eleitorais fraudulentas. 

Leia também: TSE marca julgamento que pode tornar Jair Bolsonaro inelegível

Após a análise do material apreendido, será possível definir os próximos passos e desdobramentos da investigação. Os investigados poderão responder por associação criminosa, estelionato previdenciário e inscrição fraudulenta de eleitor, com penas que podem chegar a mais de 10 anos de prisão.

A PF não informou se o investigado foi preso ou se prestou depoimento na manhã desta terça-feira. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.