SÃO JOÃO DO CARÚ - O juiz eleitoral da 78 Zona, Philipe Silveira Carneiro da Cunha, acatou recomendação do Ministério Público e determinou a retotalização de votos obtidos pelos candidatos ao cargo de vereador do município de São João do Carú, para que seja consolidada a redução do número de vereadores de 11 para apenas nove.
De acordo com o promotor, o censo atualizado indica que a cidade possui 12.251 habitantes. Esse dado obriga a redução do número de cadeiras no legislativo local para nove, conforme o art. 29, IV, “a”, da Constituição Federal, o art. 152 da Constituição Estadual e o art. 16 da Lei Orgânica Municipal.
Foi o que entendeu o juiz Philipe Silveira. Ele determinou que recontagem de votos no município obedeça o coeficiente eleitoral e partidário ao limite correto de apenas nove vagas na Câmara Municipal.
Continua após a publicidade..
O magistrado também determinou a exclusão da lista de diplomação dos candidatos excedentes que ultrapassem o limite constitucional fixado. Decidiu também notificar a Câmara Municipal, os partidos políticos e os 11 vereadores inicialmente diplomados e mandou publicar edital informando a população a respeito da recontagem de votos.
A expectativa, assim como ocorreu no município de Buritirana, é de que vereadores eleitos cotados para a perda de vaga [duas vagas serão eliminadas], recorram da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) do Maranhão.
A tendência, contudo, é de que o entendimento seja mantido.
Saiba Mais
- Atendimento do Fórum Eleitoral de São Luís será suspenso de 12 a 29 de novembro para mudança de sede
- Inscrição para concurso da Justiça Eleitoral termina na próxima quinta
- Pacheco não garante votação de minirreforma eleitoral para eleições de 2024
- Advogados têm até amanhã para se inscreverem para vagas de jurista do TRE/MA
- Deputados se preocupam com posição da Justiça Eleitoral em casos envolvendo cota de gênero
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.