Preparativos oficiais

Eleição simulada em Paulino Neves mobiliza eleitores e Justiça Eleitoral neste domingo

Moradores de Paulino Neves participam de eleição simulada organizada pelo TRE-MA e TSE para testar urnas eletrônicas e sistemas de votação.

Ipolítica

Eleição simulada é realizada no município de Paulino Neves (Reprodução)

PAULINO NEVES - A população do município de Paulino Neves participa neste domingo (23) de uma eleição simulada. O pleito ocorre das 8h às 12h. 

A iniciativa, conduzida em conjunto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), tem como propósito principal realizar testes práticos em urnas eletrônicas e sistemas de transmissão de dados antes do pleito oficial marcado para outubro.

Durante a atividade, que ocorre em dezenas de seções distribuídas pelas zonas urbana e rural da cidade, os eleitores podem votar em candidatos fictícios para seis cargos diferentes. O exercício reproduz integralmente todas as etapas do dia da votação, permitindo avaliar a eficiência da identificação biométrica — incluindo a exibição da foto do eleitor no terminal do mesário —, além do tempo de digitação e do treinamento das equipes locais.

Participação comunitária e segurança do voto

Autoridades do judiciário eleitoral destacaram que o procedimento funciona como uma etapa fundamental de transparência e fortalecimento democrático. A simulação possibilita o monitoramento do comportamento dos equipamentos sob condições reais de tráfego, ajudando a antecipar e solucionar eventuais ocorrências técnicas com antecedência.

A desembargadora Francisca Galiza, do TRE-MA, falou sobre o evento durante a abertura da eleição simulada.

“Por mais desafiados que seja o caminho, o direito ao voto não se condiciona a facilidade do acesso. É dever desta instituição assegurá-lo, onde quer que haja um cidadão a exercê-lo. O coração deste ensaio é a testagem da urnas”, pontuou.

Confira abaixo os locais de votação

Locais de votação de Paulino Neves válidos para a eleição simulada

1. Unidade Escolar José Coelho – povoado Cardoza;

2. Unidade Escolar Luís Pereira – povoado Vista Alegre;

3. Unidade Escolar Leocádio da Rocha – povoado São José dos Leocádios;

4. Grupo Municipal Raimundo Bernardo da Silva – povoado Passagem Grande;

5. Unidade Escolar Oscar Rodrigues - povoado Santa Rita;

6. Unidade Escolar José Silva – povoado Simplício;

7. Unidade Escolar São João Batista – povoado Angelim;

8. Unidade Escolar João Crisóstomo – Centro;

9. Unidade Escolar Manoel da Penha Conceição - Centro;

10. Unidade Escolar Alfredo Duailibe – Centro;

11. Unidade Escolar Rio Novo dos Lençóis – Centro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.