PAÇO DO LUMIAR - Um estudante de medicina gerou forte repercussão nas redes sociais após publicar um vídeo debochando do estágio realizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís.
Na postagem, o estudante de medicina aparece mostrando o ambiente da unidade de saúde enquanto faz comentários ofensivos sobre a cidade. O conteúdo rapidamente viralizou e provocou críticas de moradores e internautas.
Diante da repercussão, o prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos (PSB), informou que solicitou à Universidade Ceuma o encerramento do convênio de estágio com a rede pública municipal. O caso também foi encaminhado à Polícia Civil e ao Ministério Público para apuração.
No vídeo, que está no início desta matéria, o aluno filma o tênis branco que estava usando e, em seguida, mostra a fachada da unidade de saúde onde faria estágio. Na publicação, ele escreveu: “Meu tênis branquinho da ON vendo que não está mais em uma prateleira em Zurique e sim indo atender paciente no c# do Maranhão”. A postagem utilizava ainda um áudio meme com a frase: “Acaba, pelo amor de Deus, acaba pelo amor de Deus”.
Após a repercussão do caso, Fred Campos publicou um vídeo criticando a atitude do estudante e anunciando o cancelamento do convênio com os estagiários da Universidade Ceuma.
“A gente, claramente, no vídeo, percebe o nível baixo de médico que a gente vai formar, que o estado do Maranhão vai jogar pra cuidar da sociedade. É preocupante isso, preocupante. Porque uma pessoa que não tem o mínimo de trato social, ela não pode querer cuidar da vida das pessoas”, declarou o prefeito.
Segundo Fred Campos, o município também irá acompanhar os desdobramentos do caso junto aos órgãos responsáveis.
Universidade Ceuma divulga nota
A instituição afirmou que não compactua com comportamentos incompatíveis com os princípios de respeito, responsabilidade e postura profissional exigidos dos acadêmicos. A universidade informou ainda que a conduta será apurada individualmente e que medidas cabíveis poderão ser adotadas. Leia a nota na íntegra:
A Universidade CEUMA reafirma seu compromisso com a formação ética, técnica e humana de seus estudantes, bem como com o respeito às instituições públicas, aos profissionais da saúde e à população atendida nos campos de estágio.
Diante do episódio recentemente divulgado, a Instituição esclarece que não compactua com comportamentos incompatíveis com os princípios de respeito, responsabilidade e postura profissional exigidos de seus acadêmicos. A conduta relatada será apurada individualmente, com adoção das medidas cabíveis previstas no Regimento Institucional e no convênio de estágio firmado com o Município.
A Universidade CEUMA pede desculpas à população de Paço do Lumiar por qualquer desconforto causado pelo episódio e reafirma seu respeito pela comunidade, pelos usuários do sistema público de saúde e pelos profissionais que atuam diariamente no atendimento à população.
A Instituição destaca, contudo, que atitudes individuais não representam os valores da universidade nem o comportamento da ampla maioria dos estudantes, que exercem suas atividades acadêmicas com dedicação, ética e compromisso social.
A Universidade CEUMA lamenta ainda qualquer medida que resulte em prejuízo coletivo a estudantes sem relação com o ocorrido, especialmente diante da contribuição social desenvolvida pelos acadêmicos nos serviços de saúde.
A Instituição seguirá atuando com diálogo, responsabilidade institucional e compromisso com a educação, sempre pautada pela responsabilização individual, pelo respeito mútuo e pelo interesse da população.
Mãe do estudante afirma que postagem fazia referência à estrada
A mãe do estudante se pronunciou nas redes sociais após a repercussão do vídeo. Segundo ela, a publicação não teve a intenção de atacar a unidade de saúde, os profissionais ou a população de Paço do Lumiar.
De acordo com a declaração, o comentário fazia referência às dificuldades de acesso enfrentadas na região por causa das condições da estrada utilizada para chegar à UBS. Leia, abaixo, o posicionamento da mãe:
“Como mãe, preciso me manifestar diante da repercussão envolvendo uma publicação infeliz feita por meu filho.
Em nenhum momento a postagem teve como objetivo atacar diretamente a UBS, os profissionais da saúde ou a população de Paço do Lumiar. O contexto da fala estava relacionado às dificuldades de acesso enfrentadas na região, especialmente pelas péssimas condições da estrada utilizada para chegar à unidade de atendimento.
Meu filho reconhece totalmente que errou nas palavras utilizadas, já demonstrou arrependimento e entende a gravidade do que escreveu. Foi uma fala impulsiva e impensada de um jovem, não um ataque deliberado contra a população ou os serviços públicos.
O que mais nos revolta é que, após a publicação feita pelo PREFEITO nas redes sociais, o caso tomou proporções gigantescas. A exposição pública gerou ataques, ameaças e hostilidade contra meu filho e toda nossa família, causando enorme sofrimento emocional.
É extremamente grave ver o PREFEITO defender publicamente instauração criminal contra um jovem estudante por uma fala isolada e já reconhecida como errada. Não estamos falando de um criminoso, mas de um estudante que escreveu uma enorme besteira em um momento isolado.
Solicitamos que a publicação do PREFEITO seja retirada imediatamente, pois esse tipo de exposição apenas incentiva ainda mais violência, ameaças e perseguição pública nas redes sociais, algo incompatível com a postura esperada de um gestor municipal.
Reconhecemos o erro do nosso filho, mas também esperamos equilíbrio, humanidade e responsabilidade para que um episódio isolado não seja transformado em destruição pública de um jovem e de sua família.”
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.