OLINDA NOVA DO MARANHÃO – Fábio José Abreu Santos, de 26 anos, suspeito de envolvimento no ataque a tiros que terminou com a morte de Noah Serra Silva, de um ano e sete meses, foi preso nessa quarta-feira (15), durante a abordagem a uma van no povoado Queluz, na zona rural de Olinda Nova do Maranhão.
Segundo a polícia, havia três mandados de prisão contra Fábio. Dois eram relacionados a condenações anteriores pelos crimes de homicídio e roubo. O terceiro era um mandado de prisão temporária ligado à investigação sobre a morte da criança, ocorrida em maio deste ano, no povoado Mata Praga.
Leia mais:
Criança morre após emboscada em Olinda Nova do Maranhão
Suspeitos de matar bebê durante emboscada em Olinda Nova do Maranhão são identificados
O homem também é irmão de Josef Abreu Santos, companheiro de Samira Costa Correia, que estava grávida e foi morta e carbonizada ao lado do filho, Yan Kaleb Costa Santos, de 4 anos, no último dia 10 de julho, na zona rural de São João Batista.
Suspeito foi localizado durante barreiras policiais
A prisão aconteceu por volta das 14h10. De acordo com a polícia, equipes haviam montado barreiras em Olinda Nova do Maranhão, São Vicente Férrer, Matinha e localidades próximas após receberem informações de que pessoas supostamente ligadas a uma facção criminosa estariam deixando a região com destino a São Luís.
Durante a operação, os policiais abordaram um veículo conhecido como “Van do Jorge”. Os passageiros foram identificados e tiveram os nomes consultados nos sistemas de segurança.
Na verificação, os agentes localizaram os três mandados de prisão contra Fábio José Abreu Santos. Os demais ocupantes do veículo foram liberados porque não havia ordens judiciais contra eles.
Ataque em Olinda Nova terminou com morte de criança
Um dos mandados cumpridos contra Fábio está relacionado ao ataque ocorrido no dia 22 de maio, no povoado Mata Praga, em Olinda Nova do Maranhão.
Segundo as investigações, quatro pessoas chegaram ao local e efetuaram vários disparos contra um automóvel. O principal alvo dos criminosos seria o motorista, que conseguiu sair do veículo.
Uma mulher e a criança Noah Serra Silva estavam no banco do passageiro. O menino foi atingido por um disparo na cabeça e morreu dentro do carro. Fábio é investigado por uma possível participação no ataque.
Relação com vítimas de São João Batista
Fábio é irmão de Josef Abreu Santos, companheiro de Samira Costa Correia e pai de Yan Kaleb Costa Santos. Dessa forma, ele era cunhado da mulher e tio da criança mortas no ataque ocorrido em São João Batista.
Samira, que estava grávida de três meses, e Yan Kaleb foram encontrados mortos e com os corpos carbonizados dentro de uma residência no povoado Olho d’Água dos Bodes, na zona rural do município.
De acordo com a polícia, homens armados invadiram o imóvel, atiraram contra as vítimas e, em seguida, atearam fogo na casa.
As investigações da Polícia Civil do Maranhão apontam que o ataque teria sido motivado por uma possível troca de facção criminosa por parte de Josef Abreu. Conforme a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), há indícios de que ele deixou o grupo criminoso ao qual pertencia e passou a integrar outra organização, ou saiu da facção sem autorização.
Josef seria o principal alvo dos criminosos, mas não estava na residência no momento do ataque.
Ataque teria sido cometido por cerca de 15 homens
Segundo testemunhas, aproximadamente 15 homens armados arrombaram três imóveis pertencentes à família. Apenas uma das casas estava ocupada, justamente a residência onde estavam Samira e Yan Kaleb.
Até essa quarta-feira (15), 12 suspeitos de envolvimento no ataque já haviam sido presos. Outros cinco morreram em confrontos com as forças de segurança durante as operações realizadas na região.
A Polícia Civil continua investigando os dois casos para esclarecer a participação de cada suspeito e identificar outros possíveis envolvidos.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.