Após três anos

OMS decreta fim da pandemia da covid-19

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (5) após reunião do Comitê de Emergência.

Imirante.com

Atualizada em 05/05/2023 às 11h31
A pandemia da covid-19 durou oficialmente três anos.
A pandemia da covid-19 durou oficialmente três anos. (Foto: Divulgação / NIAID)

BRASIL - A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim da pandemia do coronavírus no planeta. O comunicado foi feito nesta sexta-feira (5) após reunião do Comitê de Emergência.

"É com grande esperança que declaramos que a covid-19 não é mais uma emergência global", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

Segundo especialistas, o fim da pandemia só foi possível graças aos altos níveis globais de imunidade, induzidos pela vacinação em larga escala e/ou infecção.

A pandemia da covid-19 durou oficialmente três anos, causando mais de 764 milhões de casos em todo o mundo. Estima-se que quase 7 milhões de pessoas morreram devido à doença, porém especialistas apontam que o número deve ser bem maior devido à subnotificação.

Apesar da mudança de status, a covid-19 continua a fazer vítimas pelo mundo. Entre os dias 3 a 30 de abril deste ano, foram registrados 2,8 milhões de novos casos e mais de 17 mil mortes pela OMS. 
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.