DE NOVO...

Como previsto, desembargadores pedem vista em processo envolvendo PSC

Durante as quatro horas de votação, apenas Ronaldo Maciel, Ângelo Santos, Rosângela Prazeres e Lino se manifestaram a favor da comprovação da fraude.

Kailane Nunes / Ipolítica

Atualizada em 21/03/2024 às 20h10
TRE-MA (Divulgação)

MARANHÃO - Mais uma vez o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) adiou o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o Partido Social Cristão (PSC) por suposta fraude na cota de gênero nas eleições de 2022. Dessa vez, os pedidos de suspensão vieram de Tarcísio de Araújo e Rodrigo Maia. 

Segundo o desembargador José Gonçalo Filho, a votação será retomada dia 9 de abril, às 8h00. 

Durante as quatro horas de votação, apenas Ronaldo Maciel, Ângelo Santos, Rosângela Prazeres e Lino se manifestaram a favor da comprovação da fraude.

 Todos levaram em consideração os mesmos pontos: 

  • Obtenção de votação zerada;
  • Ausência de movimentação financeira;
  • Ausência de campanha eleitoral;

 

A suspeita é que Cláudia Guilhermina Brito Lira e Vitória Gabriela Dias Almeida tiveram suas candidaturas registradas apenas para cumprirem o número obrigatório de pelo menos 30% de mulheres nas chapas.

 Nesse caso, se a manifestação for acatada, os deputados Wellington do Curso e Fernando Braide terão seus mandatos cassados. Em outubro do ano passado, o procurador regional eleitoral do Maranhão, Pedro Melo Ribeiro, emitiu parecer favorável à anulação dos votos de toda a chapa do PSC que concorreu ás eleições para deputado estadual em 2022.

Leia também: Presidente do TRE/MA afirma que Corte vai priorizar ação que pode cassar deputados no MA

VITÓRIA ALMEIDA 

Vitória é natural de Imperatriz, interior do Maranhão, estudante de apenas 23 anos. 

CLÁUDIA LIRA

Cláudia é natural de paraibano, interior do Estado, com ensino médio completo, com 59 anos. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.