Ministério anuncia criação de Farmácia Popular em Timon

A farmácia vai disponibilizar cerca de 91 tipos de medicamentos para as doenças mais comuns.

Atualizada em 27/03/2022 às 14h46

BRASÍLIA - O Ministério da Saúde anunciou hoje (4) que Timon ganhará a primeira Farmácia Popular, que vai disponibilizar cerca de 91 tipos de medicamentos para as doenças mais comuns, como hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses.

O anúncio foi feito à prefeita de Timon, Socorro Waquim (PMDB) e ao secretário municipal de Saúde, Itamar Barbosa, que estão em Brasília em audiências nos ministérios para viabilizar recursos e projetos para o município.

A Farmácia Popular é um projeto que beneficiará, principalmente, as famílias carentes, pois o preço dos medicamentos chega a ser 90% mais barato que nos estabelecimentos tradicionais.

O projeto da Farmácia Popular foi elaborado pela Secretaria de Saúde de Timon e aprovado pelo Ministério da Saúde. Somente as cidades de Timon e Bacabal, no Maranhão, tiveram os projetos da farmácia liberados pelo governo federal, além de Fortaleza, no Ceará, este mês.

Itamar Barbosa disse que o grande benefício da farmácia popular é o acesso de medicamentos a população carente com preços mais baratos.

TREINAMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde está financiado o treinamento de 33 pessoas entre técnicos de enfermagem, motoristas e enfermeiros para o atendimento de primeiros socorros nas ambulâncias de SOS. O treinamento está sendo feito pelo Corpo de Bombeiro de Teresina. Oito ambulâncias foram adquiridas pela Prefeitura de Timon.

Fonte: Ministério da Saúde

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.