Os vereadores do município de Timon, no Maranhão, decidiram afastar o presidente da Câmara Municipal, Renato Alves de Melo (PDT), por estar impedindo o exercício do mandato e da fiscalização das obras do prefeito Chico Leitoa (PDT) no município. "Queremos ter o direito de fiscalizar e exercer o mandato. O presidente está impedindo que façamos qualquer trabalho na Câmara", lamentou o vereador Antônio Henrique das Chagas (PAN).
A Câmara de Timon tem 17 vereadores e dez deles votaram pela destituição de Renato Alves do cargo de presidente. "O motivo do afastamento foi omissão, ineficiência e abuso de autoridade do presidente. Ele é amigo do prefeito e está impedindo a fiscalização de obras e atos dele", emendou Antônio Henrique.
Ele reclamou que vários pedidos de informações feitos à prefeitura não foram atendidos. "O vereador é presidente graças ao prefeito. Por isso, ele está impedindo que os processos contra o prefeito tenham seqüência. Ele deixou de dar encaminhamento a várias matérias", argumentou.
Antônio Henrique disse que, para obter informações sobre atos da prefeitura, os vereadores tiveram que entrar com dois mandados de segurança no Tribunal de Justiça em São Luís. Ele afirmou que há suspeita de irregularidades nas contas de várias obras do prefeito Chico Leitoa. Como exemplo, o vereador citou a construção da Central de Abastecimento (Ceasa), que foi orçada em R$ 250 mil mas acabou consumindo mais de R$ 1,5 milhão. “O presidente tem sido um entrave no levantamento dessas informações. Não estamos podendo fazer nada", ponderou.
Alves foi substituído pelo vereador Washignton Melo (PT). O presidente afastado tem um prazo de cinco dias para ser citado e outros 15 dias para
apresentar sua defesa na Casa, conforme o regimento interno e a lei orgânica do município.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.