MARANHÃO - O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), assinou nessa quarta-feira (11) o memorando de entendimentos que tem como um dos focos a oferta de cursos de qualificação profissional na área da tecnologia voltados a mulheres.
Os cursos de inteligência artificial (IA), internet das coisas (IoT), dados em nuvem e empreendedorismo digital serão ofertados inicialmente pelos Institutos Federais da Paraíba, do Maranhão, do Ceará, do Piauí e de Sergipe — integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica — para 5 mil estudantes dessas instituições e para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A iniciativa será ofertada pelos institutos federais em parceria com a Huawei — multinacional de infraestrutura em tecnologia da informação —, que investirá R$ 5 milhões. Além de proporcionar capacitação técnica, o montante prevê a oferta de bolsas de estudos. O objetivo da assistência às estudantes é apoiá-las na permanência em sala de aula e na conclusão dos estudos, além de gerar mais oportunidades de empregabilidade e fomentar o empreendedorismo por meio do conhecimento adquirido.
Homenagem
A cerimônia de lançamento também prevê sessão de homenagem a mulheres que se destacam por suas contribuições para a promoção da igualdade de gênero e a redução das disparidades no mercado de trabalho.
Saiba Mais
- Pandemia ainda impacta educação no Brasil, aponta estudo
- Restrição dos celulares nas escolas: saiba o que muda com a lei
- Projeto de lei que restringe uso de celular em escolas é sancionado pelo presidente Lula
- Pé-de-Meia encerra 2024 com quase 4 milhões de beneficiados
- Mais de 80% dos brasileiros defendem restrição do uso de celulares nas escolas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.