Saúde

Pacientes transplantados sofrem com a falta de medicamentos especializados no Maranhão

Os insumos estão em falta na Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados do Maranhão (FEME).

Imirante.com, com informações da TV Mirante

A previsão dada pela FEME é de que somente no dia 29 de outubro os medicamentos estarão disponíveis.
A previsão dada pela FEME é de que somente no dia 29 de outubro os medicamentos estarão disponíveis. (reprodução / TV Mirante)

MARANHÃO - Pacientes transplantados, no Maranhão, estão sofrendo com a falta de medicação especializada que auxilia o organismo a evitar rejeição dos novos órgãos.  De acordo com os pacientes, os insumos estão em falta na Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados do Maranhão (FEME).

O paciente José Santos, que há cerca de um ano fez um transplante de fígado, precisa tomar oito comprimidos da medicação Tacrolimo por dia. Ele está na fila para receber o remédio há mais de 15 dias. “Está colocando a vida da gente em risco, dependemos de um órgão [FEME] desses porque a gente não tem condições”, disse José.

Os medicamentos especializados são fornecidos pelo Governo Federal. Então, é de responsabilidade das secretarias de saúde estaduais fazer o levantamento dos pacientes, o armazenamento e a distribuição desses remédios.

A previsão dada pela FEME é de que somente no dia 29 de outubro os medicamentos estarão disponíveis para distribuição aos pacientes.

“Nós estamos vivendo de doações, da bondade dos que têm. Eu, por exemplo, não tenho mais o Tacrolimo. Eu tenho esse, que é manipulado, e ao invés de eu tomar um pela manhã e pela noite, eu estou tomando meio pela manhã e meio pela noite, e já está praticamente no final”, explicou Rosivânia Ferreira, que realizou transplante de fígado há seis anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.