Meteorologia

Inmet emite alerta laranja que prevê chuvas intensas no MA

O Instituto também emitiu um alerta amarelo para o Estado.

Imirante.com

- Atualizada em 04/06/2022 às 21h32
O Inmet alertou, ainda, que há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Inmet alertou, ainda, que há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. (Foto: Reprodução / Inmet)

MARANHÃO - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (4) dois alertas, laranja e amarelo, de chuvas intensas para o Maranhão até este domingo (5).

O alerta compreende as regiões norte, oeste, norte e centro maranhense. Há risco de chuva entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia.

Além disso, também há chance de ventos intensos entre 60 a 100 km/h, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Já o alerta amarelo, de perigo potencial de chuvas, será registrado em cidades nas regiões oeste, leste, sul e centro do Maranhão.

Durante este período, há chance de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Segundo o Inmet, ventos intensos entre 40 a 60 km/h também poderão ser registrados.

Orientações

Em caso de rajadas de ventos, não se abrigue embaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de alto risco, a população deve procurar ajuda junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.