Emprego

IEL iniciará inscrições para seletivo do Programa Jovem Aprendiz em São Luís

Podem se inscrever jovens com idade entre 14 aos 24 anos incompletos, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Ribamar Cunha

Programa IEL Jovem Aprendiz contribui para a entrada dos jovens no mercado de trabalho.
Programa IEL Jovem Aprendiz contribui para a entrada dos jovens no mercado de trabalho. (Divulgação)

SÃO LUÍS – O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade do Sistema Fiema, inicia, no próximo dia 4 de abril, as inscrições do processo seletivo de jovens de 14 a 24 anos para a formação de mais uma turma do Programa Jovem Aprendiz 2022, em São Luís. As inscrições podem ser feitas até 8 de abril no site: https://sistemas.fiema.org.br/seletivos/.

O Programa IEL Jovem Aprendiz contribui para a entrada dos jovens no mercado de trabalho, bem como para seu desenvolvimento profissional, além de dar suporte às empresas no quesito da aprendizagem. 

A responsável pedagógica do programa, Lohanne Santos, esclarece que a aprendizagem profissional será realizada por meio de parceira, em que o IEL ministra as atividades teóricas, em conformidade com a ocupação profissional que o aprendiz irá executar na empresa. 

O programa obedece aos critérios legais da legislação da aprendizagem fazendo a articulação da formação profissional e trabalho. “Ter o jovem aprendiz na sua empresa é assumir um papel fundamental na formação e desenvolvimento de jovens capacitados para atuar nos desafios do universo empresarial”, considera Lohanne. 

Podem participar do seletivo, jovens com idade entre 14 aos 24 anos incompletos, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Fundamental ou Ensino Médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência. 

“Para o estudante, é uma maneira de adquirir a experiência necessária para buscar o primeiro emprego, além de estabelecer uma rede de relacionamentos importante para o seu crescimento profissional, integrando teoria e a prática no dia a dia da empresa”, destaca a coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota. 

 “Os jovens selecionados poderão se tornar colaboradores com o diferencial de já conhecerem a cultura, a filosofia e os valores de onde estão inseridos, o que significa economia com o processo de treinamento e adaptação de um novo colaborador efetivo”, enfatiza Frota. 

Conteúdo da prova 

Para o processo seletivo, os candidatos devem ficar atentos ao conteúdo da prova que terá questões de Português (Compreensão e interpretação de textos: verbais, não verbais, informativos, publicitários e literários. Concepções de linguagem. Variação linguística: emprego da língua formal e informal. Separação silábica. Acentuação gráfica), Matemática (Raciocínio lógico. Conjuntos Numéricos: Naturais, Inteiros, Racionais, Reais. Operações com números naturais. Aritmética: razões e proporções. Regra de Três. Porcentagem) e Noções básicas de Informática (Sistema operacional Windows, Noções do ambiente Microsoft Office, Conceitos relacionados à Internet, Navegadores, Correio eletrônico, Segurança da informação). Os alunos aprovados no processo deverão apresentar a documentação necessária para início no programa. 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.