Inundação

Veja 10 orientações de segurança em caso de enchente durante chuvas

O CBMMA informou que dezessete municípios já decretaram situação de emergência no Maranhão.

Imirante.com, com informações do CBMMA e do governo do Maranhão

- Atualizada em 26/03/2022 às 18h27
Mirador foi uma das cidades mais afetadas por enchentes entre o fim de 2021 e início de 2022. Foto: Divulgação/CBMMA.
Mirador foi uma das cidades mais afetadas por enchentes entre o fim de 2021 e início de 2022. Foto: Divulgação/CBMMA.

SÃO LUÍS - Diante das chuvas intensas no Maranhão, A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) divulgaram 10 orientações de segurança em caso de enchentes ou alagamentos dentro de casa. Veja:

1. Abrigo seguro: ao primeiro sinal de aumento do nível da água, acondicione os pertences de valor, guarde os produtos de limpeza e alimentos fora do alcance das crianças e abrigue-se em local seguro.

2. Água dentro de casa: se a água começou a entrar na casa, vá imediatamente para áreas mais altas;

[e-s001]

3. Sinais de desabamento: ao perceber sinais de infiltração, barulhos estranhos, movimentação de postes ou árvores, abandone imedatamente sua residencia;

4. Desligue a energia: mantenha os equipamentos elétricos desligados.

5. Feche os acessos: feche os registros de gás e de água. Assim como portas e janelas da casa.

6. Atenção aos animais: encaminhe os animais para os locais seguros;

[e-s001]

7. Transmita o alerta: avise os vizinhos sobre o que está acontecendo;

8. Fique longe do perigo: nunca tente atravessar áreas alagadas;

9. Técnica de flutuação segura: se for pego por uma correnteza, flutue com a barriga pra cima e os pés á frente de forma a proteger a cabeça, tente sempre ficar com um material que flutue;

[e-s001]

10. Ofereça material flutuante: nunca tente salvar alguém entrando na água, acione os bombeiros e jogue um material flutuante para a vítima.

Dezembro de 2021 apresentou chuvas abundantes em todo o Estado, principalmente após o dia 23, que afetaram, principalmente, o sul do Maranhão, devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), uma frente fria que mantém a constância das chuvas e que produziu eventos extremos em alguns municípios desde então, como é o caso de Imperatriz, Grajaú, Barra do Corda e Mirador.

Leia mais:

Dezessete municípios do MA já decretaram situação de emergência por causa das chuvas

VÍDEO: motorista fica presa em carro ilhado durante forte chuva, no Anjo da Guarda

"Tem muita chuva ainda para vir", alerta meteorologista diante da elevação do nível de rios no MA

Animais ilhados são resgatados por bombeiros e voluntários em Imperatriz

Grande volume de chuvas causa cheia em rio e deixa cidade de Mirador inundada

Mesmo após os primeiros dias de janeiro de 2022 apresentarem chuvas abundantes e, logo depois, uma diminuição considerável no volume, o Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) destaca, por meio do relatório Análise e Previsão Climática trimestral para o Estado do Maranhão, a possiblidade de novas precipitações com volumes elevados nos meses de fevereiro, março e abril, uma vez que este trimestre sempre é afetado por fatores meteorológicos de grande escala na resultância de chuvas.

Nessa terça-feira (1º), o CBMMA informou que dezessete municípios já decretaram situação de emergência, são eles: Barra do Corda, Buriti Bravo, Colinas, Formosa da Serra Negra, Fortuna, Grajaú, Imperatriz, Jatobá, Lagoa Grande do MA, Mirador, Paraibano, Parnarama, São Luís Gonzaga, São Pedro da Água Branca; Santa Quitéria; São Roberto, Vila Nova dos Martírios. Em todo o Estado são contabilizadas 1.273 famílias desabrigadas ou desalojadas por causa das cheias dos rios.

Mesmo com a menor ocorrência das chuvas nos últimos dias e a consequente diminuição do volume dos rios, a operação de auxílio às famílias afetadas continua. Mais dez mil cestas básicas e vinte e duas mil refeições já foram distribuídas à população. Em parceria com o governo estadual e as coordenadorias municipais de Defesa Civil, bombeiros mantém o auxílio às famílias.

Além do emprego de equipes operacionais e do constante monitoramento das condições do tempo e dos volumes dos rios em 32 cidades maranhenses, a Coordenação de Proteção e Defesa Civil auxilia os municípios nos processos para captação de recursos federais.

Na última terça-feira (25), em São Luís, em reunião com o governador Flávio Dino e vice-governador Carlos Brandão para tratarem da fase de reconstrução relacionada aos danos e prejuízos causados pelas enchentes no Maranhão, assim como das ações preparatórias e preventivas para a intensificação das chuvas nos meses de fevereiro e março, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), coronel Alexandre Lucas, pontuou os recursos que a Defesa Civil Nacional dispõe para auxiliar na retomada da normalidade nas cidades maranhenses mais atingidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.