Educa Mais Brasil

MEC divulga balanço de vagas oferecidas para o ensino superior em 2021

Aproximadamente 600 mil vagas nos cursos de graduação foram criadas.

Educa Mais Brasil

- Atualizada em 26/03/2022 às 18h43
De acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 31, para os cursos a distância foram disponibilizadas 436,3 mil vagas.
De acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 31, para os cursos a distância foram disponibilizadas 436,3 mil vagas. ( Foto: Divulgação /Educa Mais Brasil)

MARANHÃO - O ano de 2021 foi o que mais gerou oportunidades para os interessados em ingressar no ensino superior. Aproximadamente 600 mil vagas nos cursos de graduação – a distância e presenciais – foram criadas em diversas áreas da educação.

De acordo com o balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 31, para os cursos a distância foram disponibilizadas 436,3 mil vagas, e para os cursos presenciais cerca de 159,8 mil vagas foram ofertadas. Elas estão distribuídas nos 1.576 novos cursos autorizados em 2021, beneficiando mais de 650 instituições de educação superior. O índice foi o maior entre 2015 e 2021.

A graduação em Enfermagem lidera com 112 cursos superiores autorizados, seguida por Direito com 108, Pedagogia com 90, Psicologia com 85 e Administração com 72. O MEC também registrou bons índices de reconhecimento e renovação de cursos, com 925 cursos reconhecidos, e 8,2 mil que tiveram a condição de reconhecimento renovada.

A avaliação dos cursos é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao ministério. Entre os critérios utilizados estão a infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica da faculdade.

Ensino Superior com desconto

Com as vagas geradas no ano passado, o ingresso no ensino superior é uma realidade para diversas pessoas que sonhavam com a graduação. No entanto, muitas pessoas que planejam começar uma faculdade encontram dificuldades com os altos custos das mensalidades.

Pensando em facilitar a inclusão à educação, diversas iniciativas privadas, como o Educa Mais Brasil, e programas de ensino ofertam bolsas de estudos, que concedem descontos no pagamento das mensalidades. As bolsas ficam disponíveis durante todo o ano e não precisa da nota do Enem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter e Instagram e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.