Agricultura

Aged realiza monitoramento e inspeção de pragas

Divulgação/Aged

Atualizada em 27/03/2022 às 11h53

SÃO LUÍS - Com o objetivo de evitar pragas que causam impactos econômicos na agricultura maranhense, equipes de fiscais agropecuários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA) fizeram um trabalho de monitoramento e inspeção no povoado Barraquinha, município de Lago dos Rodrigues. Na localidade foram encontradas diversas áreas de produção da cultura do abacaxi, da variedade pérola.

A Aged vem intensificando o desenvolvimento de programas de monitoramento e inspeção de pragas em culturas amplamente cultivadas no Maranhão.

Produtores de abacaxi vêm sofrendo com os prejuízos causados pelo fungo Fusarium guttiforme, comumente chamado de fusariose. A doença afeta o valor comercial dos frutos causando perdas de até 100%, pois, além de infectar a muda e plantas adultas, o fungo ataca os frutos, causando podridão nos tecidos afetados, com exsudação (transpiração) de substância gomosa a partir da região atacada.

O fiscal da Aged, Ricardo Arruda, orientou os produtores como utilizar mudas sadias, adquiridas em viveiros e que não apresentem a incidência da doença em mais de 1% dos frutos. Ele orientou, ainda, como realizar a seleção pré-plantio de maneira a eliminar mudas com sintomas externos da praga; eliminação de restos culturais no campo; utilização de cultivares resistentes e principalmente, pulverização das inflorescências, desde o seu aparecimento até o fechamento das últimas flores com fungicidas registrados para a cultura e cadastrados no Estado, em intervalos de 7 a 10 dias.

Também foram dadas orientações sobre o uso correto e seguro dos agrotóxicos, a importância de se usar o Equipamento de Proteção Individual (EPI), como proceder no momento de realizar a tríplice lavagem e como descartar corretamente as embalagens vazias desses produtos.

As orientações foram repassadas pelo fiscal estadual Ricardo Arruda e pelo auxiliar de campo, Francisco Conceição, da Unidade Regional da Aged de Pedreiras e da Unidade Veterinária Local de Lago da Pedra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.