Saúde

Secretário-adjunto de Saúde comenta falta de leitos de UTI neonatal no Maranhão

Nesta semana, uma gestante teve que peregrinar em hospitais privados de São Luís em busca de atendimento.

Maurício Araya/Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h20

SÃO LUÍS – Uma família em peregrinação: cliente de um plano de saúde, uma gestante de risco em trabalho de parto teve que percorrer diversos hospitais para ter atendimento. À TV Mirante, o marido da gestante, o comerciante Antônio Carlos Matos, afirmou que, em todos os hospitais credenciados pelo plano de saúde, o atendimento foi negado por falta de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal disponível. O casal conseguiu atendimento na Maternidade Marly Sarney, onde a gestante e a criança estão internadas em estado de saúde estável.

Segundo o secretário-adjunto de Estado da Saúde, José Márcio Leite, o Maranhão, ainda, possui deficit de 225 leitos de UTI. "Se são 16 mil leitos públicos, eu tenho que ter 650 leitos de UTI, de maneira geral, para adultos e crianças. Nós estamos na faixa dos 400 leitos", disse em entrevista ao Imirante na manhã desta quarta-feira (4). José Márcio Leite esclarece que o número é baseado na demanda da população e que "o ideal é que todos os serviços de maternidade disponham de uma UTI neonatal". Ainda de acordo com o secretário-adjunto, não é a primeira vez que hospitais da rede pública de saúde recebem a demanda da rede privada e cabe à Vigilância Sanitária exigir, dos hospitais da rede privada, um número maior de leitos. Em maio, o secretário-adjunto havia afirmado, em entrevista ao Imirante, que a marca de 650 leitos de UTI no Maranhão seria alcançado até 2014 por meio do pelo programa "Saúde é Vida", do governo do Estado.

A relação entre as redes pública e privada de saúde será tema, ainda, de uma palestra, na sexta-feira (6), da primeira edição do "Congresso Maranhense de Medicina". O evento ocorre desde ontem (3) no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no bairro Cohafuma, em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.