Rio de Janeiro

'Cidade do Samba' ganha nome de carnavalesco Joãosinho Trinta

Decreto do prefeito Eduardo Paes foi publicado nesta quarta-feira (21).

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h28

RIO DE JANEIRO - Um decreto do prefeito Eduardo Paes, publicado nesta quarta-feira (21), no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, mudou o nome da Cidade do Samba, na Zona Portuária da capital, para Cidade do Samba Joãosinho Trinta. O carnavalesco João Clemente Jorge Trinta, que ficou conhecido no carnaval carioca como Joãosinho Trinta, faleceu no dia 17 de dezembro no Maranhão.

De acordo com o decreto, Joãosinho Trinta “é considerado um dos maiores nomes do carnaval carioca, sempre lembrado por sua ousadia e genialidade”. Além disso, o decreto ressalta “a contribuição dada pelo referido carnavalesco ao desenvolvimento do carnaval carioca, tendo participação fundamental nos títulos alcançados pelas diversas escolas de samba nas quais trabalhou”.

Enterro

O carnavalesco Joãosinho Trinta foi enterrado na segunda-feira (19) ao som de batucadas de escola de samba após um cortejo acompanhado por uma multidão em São Luís. O carnavalesco morreu no sábado (17) após ficar internado por 14 dias.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 1,5 mil pessoas acompanharam o cortejo e o enterro. O corpo foi levado pelas ruas de São Luís, do Museu Histórico do Maranhão onde ocorreu o velório, em um carro do Corpo de Bombeiros, e seguido por um bloco tradicional de Carnaval da capital, Fuzileiros da Fuzarca.

Na chegada ao cemitério, a escola de samba Turma do Quinto aguardava a multidão que acompanhava o cortejo. O corpo de Joãosinho foi enterrado ao som do samba da escola por volta das 12h (horário de Brasília).

Dentro do cemitério, uma multidão cantou o samba-enredo da Beija-Flor para o carnaval de 2012, que será sobre os 400 anos de São Luís. Neguinho da Beija-Flor, intérprete da escola, também, acompanhou o enterro.

Homenagem

No velório, Neguinho, também, puxou o samba-enredo da Beija-Flor. Para ele, o maior espetáculo audiovisual do mundo perdeu o seu grande representante. Emocionado, o intérprete revelou que tinha o carnavalesco como um grande professor. “Joãosinho me ensinou tudo. Ele dizia que o samba é uma família e assim eu vejo o samba até hoje”.

Pinah, ex-passista e destaque da Beija-Flor, também, tem o Joãosinho Trinta como um mentor. “Em todos os enredos dele, nos 17 anos que estivemos juntos na Beija-Flor, eu sempre fui destaque. Aprendi tudo com ele, até a costurar. Vai ficar um vazio".

Em 2012, a escola apresentará na Sapucaí a história de São Luís do Maranhão. O samba-enredo, segundo revelou Neguinho, falará das belezas naturais, dos casarões coloniais e do reggae. Joãosinho seria o destaque do último carro da escola, e agora receberá uma homenagem póstuma na avenida.

“Ele é um gênio e não tem explicação. Ele criou essa beleza toda do Carnaval. O Carnaval não tinha essa dimensão que tem hoje. Ele é hoje grandioso, graças ao Joãosinho Trinta. O Brasil está solidário com o nosso luto, com a tristeza do mundo do samba por esta perda".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.