SÃO LUÍS - A Secretaria de Segurança Pública (SSP) apresentou o plano de Segurança montado para o São João do Maranhão 2010 durante entrevista coletiva, na tarde desta sexta-feira (11), no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar.
Participaram o secretário Aluisio Guimarães; o coronel-geral da Polícia Militar, Franklin Pacheco; o delegado geral da Polícia Civil, Nordman Ribeiro; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Sousa Paiva; o comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel Jéferson Teles, além de todos os comandantes de batalhões, unidades operacionais e companhias.
O secretário Aluísio Mendes afirmou que todo o Sistema de Segurança está empenhado em garantir o melhor São João dos últimos tempos, a exemplo do excelente trabalho que garantiu sucesso nos festejos juninos do ano passado. “A determinação do governo é que todo o nosso efetivo esteja empregado no trabalho ostensivo e preventivo, com operações em combate à criminalidade e à violência”, declarou.
De acordo com o comandante da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco, só da Polícia Militar serão 7.719 mil homens empregados na operação “Cidade Segura no São João 2010”, que abrange a Capital e os municípios São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa nos 69 dias da operação, distribuídos estrategicamente em 107 diferentes locais de festa - sendo 32 do Governo do Estado, 1 da prefeitura e 74 particulares - , que devem promover nesse período 879 festas juninas.
A operação “Cidade Segura no São João 2010” vai abranger os pontos de entrada e saída da cidade, como a Estiva, Ponta da Espera, aeroporto e rodoviária, incluindo os terminais de integração. A estratégia operacional montada pela PM contará com o policiamento nas modalidades a pé, montado e motorizando, iniciando com abordagens e revistas nas paradas de ônibus, vias de acesso, incursões nos bairros, com barreiras em pontos estratégicos e avenidas e também nos Socorrões, não só nos horários das festas como também na chegada e saída dos brincantes.
Aluísio Mendes anunciou que os trabalhos operacionais durante o período junino vão receber reforço no policiamento, com a participação dos 509 novos profissionais de segurança, entre policiais militares, investigadores da Polícia Civil e peritos criminais convocados do último concurso público. A atividade faz parte do estágio operacional de formação dos novos militares.
Reforço no interior
O delegado geral da Polícia Civil, Nordman Ribeiro, garantiu que haverá reforço em todos os plantões durante esse período, além do trabalho de fiscalização e acompanhamento feito pela Delegacia de Costumes quanto ao cumprimento das normas previstas na Portaria nº 891/2010 – SSP, que trata das regras de manutenção da ordem pública nos arraiais e locais de festividades juninas.
Uma novidade para este ano, além do aumento de mais 114 investigadores e 18 peritos no efetivo, é que a Polícia Civil dará apoio à PM no patrulhamento ostensivo. No interior, Ribeiro assegurou que as delegacias de plantão terão um maior reforço com equipes policiais da capital e das cidades-pólo.
Corpo de Bombeiros
O coronel Marcos Paiva anunciou que o Corpo de Bombeiros terá guarnições permanentes no Arraial da Lagoa e na Praia Grande. A corporação fará trabalho preventivo, esclarecendo os organizadores e fiscalizando os arraiais. A ação, iniciada no mês passado, inclui vistoria das instalações elétricas, estrutura e orientação à população sobre os cuidados com relação a fogos de artifícios.
As informações são da Secom do governo do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.