Banco do Povo gerou cerca de 500 empregos

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

Imperatriz - Com apenas um ano e meio de funcionamento, o Banco do Povo de Imperatriz (BPI), criado para fortalecer os pequenos empreendedores formais e informais, já contabiliza cerca de 500 empregos diretos e mais de 1.500 atividades que geram renda de forma indireta, beneficiando um total de 2.000 pessoas.

O projeto tem como princípio básico atuar em quatro grandes eixos, de forma unificada: promoção, capacitação, crédito e assessoria técnica, através de parcerias com instituições de créditos oficiais como o Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

“Nesse período foram liberados R$ 1,4 milhão, atendendo ao microempreendedor na economia formal ou informal”, avalia Reden Viana, coordenador do Banco do Povo. Segundo ele, se essas mesmas pessoas, que antes eram excluídas do sistema financeiro, fossem procurar os bancos convencionais, o índice de beneficiados não chegaria a 5%.

“Neste sentido estamos atendendo nossos objetivos, tendo em vista que somos a única cidade do Maranhão onde existe o Banco do Povo que cria políticas de geração de emprego e renda e desenvolvimento”, analisa.

Outras ações - Além do Banco do Povo, o governo de Imperatriz mantém outras políticas de geração de trabalho e renda. Numa parceria entre prefeitura, Infraero e Sebrae, 47 famílias trabalham no Projeto Cinturão Verde, produzindo hortaliças nas áreas ociosas do aeroporto de Imperatriz.

Esse número aumenta para uma média de 250 pessoas envolvidas na medida em que os titulares das áreas cultivadas contam o apoio de auxiliares de campo para comercialização, adubação, plantio, irrigação, limpeza e colheita das hortas, além do controle de doenças e pragas.

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção, que representa o município na parceria, está fazendo um cadastramento visando elaborar o perfil do horticultor de Imperatriz. Essa atividade também se estenderá às áreas do povoado Bom Jesus, Camaçari e DNER.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.