Trabalhos da UFMA estão na final do "Prêmio Universidade Tigre"

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

A Universidade Federal do Maranhão teve dois trabalhos aprovados entre os nove finalistas que concorrem ao Prêmio Universidade Tigre 2002, na categoria Soluções Inovadoras.Os dois foram desenvolvidos no Departamento de Desenho e Tecnologia, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, pelo aluno Rodrigo Alex Viana sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Alberto Pereira da Silva.

Os projetos selecionados são “Loteamento Planejado Racional” e “Banheiro Sustentável”. O primeiro se baseia na sabedoria das abelhas e a divisão dos terrenos é feita “à semelhança das colméias”. O autor garante que essa técnica proporciona uma redução de até 45% nas metragens de tubulações de água e esgoto, 20% em custos de pavimentação asfáltica, além de facilitar ações básicas de saneamento como coleta de lixo e fiscalização sanitária

No caso do Banheiro Sustentável, a idéia se baseia em mecanismos que evitam o desperdício de água nos chuveiros e nas pias e ainda possibilita o reaproveitamento do líquido nas operações de descarga dos sanitários. “A novidade que difere nossos projetos, os chamados sistemas de acionamento presencial programado, em relação aos outros é o custo”, adianta o estudante Rodrigo Alex, 25 anos, estudante do oitavo período de Desenho Industrial. Os projetos premiados também receberam a co-orientação do Professor Doutor Érico Junqueira Ayres.

Nesta edição foram inscritos 267 trabalhos de 111 cursos de nível básico, técnico e de graduação brasileiros. Foram classificados pelo júri da Categoria Soluções Inovadoras nove trabalhos (confira a lista abaixo). Destes, o melhor em cada nível receberá o Prêmio Universidade Tigre, dois trabalhos receberão Prêmio Destaque Universidade Tigre e os demais serão contemplados com Menção Honrosa.

A Universidade Federal do Maranhão é a única instituição do Norte e Nordeste a figurar entre os finalistas e a única a ter dois trabalhos selecionados. O Universidade Tigre 2002 premia anualmente as melhores soluções para a gestão de recursos hídricos desenvolvidos nas Faculdades de Arquitetura, Desenho Industrial, Engenharia e outras de áreas de tecnologia e design.

O resultado final será divulgado somente na cerimônia de premiação, marcada para o dia 4 de novembro de 2002, as 19h30, no MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo, com a participação dos autores e orientadores finalistas.

Independente do resultado do julgamento, todos os trabalhos participantes permanecem sob total sigilo nos próximos seis meses, período em que o Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Tigre estará selecionando os projetos com maiores possibilidades de serem lançados no mercado.

Além dos projetos já classificados no Prêmio Universidade Tigre 2002, o aluno Alex Gusmão está concorrendo, também, ao Prêmio Brasileiro de Embalagem de Papel Cartão, ao Prêmio Alcoa e tem pronto, em exposição do INPA – Instituto Nacional de Projetos para a Amazônia – um jogo de damas para deficientes visuais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.