Ferrovia promoverá integração regional, diz Fernando Henrique

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 15h29

O governador José Reinaldo Tavares e o senador José Sarney foram citados ontem pelo presidente Fernando Henrique Cardoso durante a solenidade de inauguração da ponte ferroviária sobre o Rio Tocantins e do trecho Imperatriz-Estreito da Ferrovia Norte Sul, na divisa entre os estados do Maranhão e Tocantins.

“Foi uma visão importante que o Sarney (senador José Sarney) teve com essa ferrovia, porque vai promover a integração regional e o desenvolvimento sustentável do Brasil, interligando as regiões Norte e Nordeste ao Sul e ao Sudeste”, disse.

Projetada pelo governador José Reinaldo, na época ministro dos Transportes, uma das obras inauguradas ontem, a ponte ferroviária sobre o Rio Tocantins tem 1,3 mil metros de extensão e vão de 154 metros, o maior em estrutura metálica da América Latina.

Pela Norte-Sul já trafegaram, só este ano, 673 mil toneladas de cargas, principalmente soja produzida no sul do Maranhão. Destas, 664 mil toneladas tiveram como destino o Porto do Itaqui, em São Luís, uma das principais referências para exportação no estado.

Movimentação - Ainda no Maranhão, a Norte-Sul abriga o Pátio Multimodal de Porto Franco, distante 713 quilômetros do Porto do Itaqui e com capacidade para movimentar quatro milhões de toneladas por ano. Com área de 220 hectares, nesse terminal foram investidos R$ 44 milhões, o que permitiu a implantação no sul do estado de empresas como a Ceval.

Para o governador José Reinaldo, a Ferrovia Norte-Sul projetada por ele serve para consolidar o desenvolvimento do estado. “É ótimo que possamos contar com mais um instrumento de integração regional e um elemento importante para a consolidação do desenvolvimento de nosso estado, que tem vocação para grandes projetos”, destacou.

Outro benefício, segundo o governador, que a ferrovia Norte-Sul trará ao Maranhão é um maior estímulo aos produtores da região sul do estado.

Na opinião de Pedro Deodato de Amorim do Nascimento, engenheiro e produtor em Imperatriz, a visão da Norte-Sul, que foi concebida em longo prazo, trará resultados incalculáveis. “É o projeto de um engenheiro que agora está sendo revelado para o Brasil como um grande administrador”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.