Em Imperatriz

VÍDEO: flutuante afunda parcialmente no rio Tocantins durante festa

Não houve feridos. Os participantes da festa foram resgatados em pequenas embarcações.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 26/03/2022 às 18h21
Acidente aconteceu na noite dessa sábado (12). (Foto: Divulgação)
Acidente aconteceu na noite dessa sábado (12). (Foto: Divulgação)

IMPERATRIZ - Um flutuante que estava sendo usado para a realização de festas em Imperatriz, no rio Tocantins, às margens da Avenida Beira Rio, afundou parcialmente na noite desse sábado (12) durante a realização de um evento.

Segundo informações do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), quando a guarnição chegou ao local se deparou com o flutuante denominado de "Comandante Júlio" com uma das laterais afundando no rio Tocantins. Ainda segundo os bombeiros, no momento do incidente havia uma festa de aniversário com apresentação de uma banda e com muitas pessoas presentes, que então uma das cordas usadas para ancorar o flutuante teria se rompido e a embarcação começou a afundar de forma lenta.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram muitos participantes da festa sendo resgatados, com auxílio de pequenos barcos e motos aquáticas. Após retirada das pessoas, a guarnição dos bombeiros entrou na embarcação em busca de vítimas, e constatou que não havia ninguém preso ou precisando de salvamento, apenas alguns funcionários do flutuante retirando materiais e equipamentos.

Assista aos vídeos gravados por populares:

“Nós recebemos o chamado via Polícia Militar, nos deslocamos para verificar o fato e chegamos no local o pessoal tava tentando resgatar os bens que sobraram, graças a Deus sem vítima. Comunicamos os órgãos competentes, Marinha e Defesa Civil, e a continuidade é com eles”, disse o tenente Bruxel do Corpo de Bombeiros.

A Marinha deve abrir inquérito para investigar o caso.

“Essa embarcação está em processo de regularização na Marinha do Brasil, ela deu entrada em seus documentos e tem 60 dias para regularização. Temos que verificar a quantidade de tripulantes, passageiros que estavam autorizados pra ela, e também tem que ser verificado, a partir do inquérito administrativo que será aberto, a quantidade de pessoas que estavam no momento, se tinha mais pessoas esta embarcação está incorrendo numa contravenção”, informou o capitão Ariel, agente fluvial da Marinha em Imperatriz.

Veja a nota da Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil (MB) informa que a embarcação "Flutuante Comandante Júlio", que naufragou parcialmente próximo ao Cais do Porto, na Beira-Rio, em Imperatriz-MA, está em processo de inscrição na Agência Fluvial de Imperatriz (AgImperatriz), conforme as Normas da Autoridade Marítima NORMAM-02/DPC, tendo permissão para navegar até que seja concluído o procedimento. No início do processo, o proprietário foi orientado a procurar as autoridades locais - municipais e estaduais - para verificar as normas para realização de eventos particulares no interior do meio. A

AgImperatriz irá instaurar um inquérito administrativo para apurar causas e responsabilidades pelo ocorrido. Ressalta-se que a Agência realiza fiscalizações rotineiras no Rio Tocantins e em todos os municípios de sua jurisdição. Neste ano, foram realizadas 38 ações de fiscalização, com 176 inspeções em embarcações, sendo oito autuadas por infrações e uma apreendida. Em 2021, foram 282 ações de fiscalização, com 2.774 inspeções em embarcações, 66 autos de infrações e quatro apreensões de embarcações. Qualquer cidadão ao suspeitar de alguma irregularidade que afete a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana nos rios e mares, pode fazer denúncia no Disque Emergências Marítimas e Fluviais 185.

Flutuante afunda parcialmente no rio Tocantins durante festa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.