Depressão

Acompanhamento psicológico pode prevenir sintomas depressivos

A orientação é buscar ajuda médica para tratar da saúde mental.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
Ações chamam a atenção das pessoas sobre a importância do acompanhamento psicológico.
Ações chamam a atenção das pessoas sobre a importância do acompanhamento psicológico. (Foto: Reprodução)

IMPERATRIZ – Foi iniciada esta semana as atividades voltadas para a prevenção do suicídio, com a campanha Setembro Amarelo. Entre as ações propostas para a promoção da saúde e prevenção ao suicídio, as ações chamam a atenção das pessoas sobre a importância do acompanhamento psicológico contra a depressão.

A orientação dada pela psicóloga Elainy Cristina é a de sempre buscar ajuda médica quando são identificados os sintomas da depressão. “Atualmente há uma grande demanda de usuários com depressão, muitos com histórico de ideação ou pensamentos de suicídio, ou tentativa de suicídio, auto mutilação, ansiedade, esquizofrenia e transtorno bipolar”.

Para Elainy, é necessário desmistificar o papel que o psicólogo desempenha junto aos seus pacientes. “Há mitos de que quem vai ao psicólogo 'é louco'. Estes conceitos e preconceitos prejudicam as pessoas que acabam se esquivando de buscar ajuda especializada. A sociedade precisa entender que o psicólogo tem o papel de promoção e prevenção da saúde, e quando se busca uma intervenção precoce, se possibilita uma maior qualidade de vida e menor possibilidade de se conviver com sofrimento psíquico. A saúde mental é emergencial”.

Em Imperatriz, o Caps oferece atendimento gratuito e especializado para quem precisa cuidar da saúde mental. Com uma equipe multiprofissional, usuários e familiares podem contar com apoio profissional para tratar da saúde. A proposta do Centro de Atenção é oferecer aos pacientes atendimento individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, pedagógicas e de alfabetização, atendimento familiar, grupos terapêuticos e visitas domiciliares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.