Educação

Sindicato critica anúncio de reajuste salarial de servidores da Educação Estadual

Sindicato diz que não houve reajuste salarial de servidores, como anuncia Governo.

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h30

IMPERATRIZ – A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma), divulgou nota à imprensa nesta segunda-feira(8), em que contesta declarações do Governo do Estado sobre reajuste salarial. De acordo com a entidade, o governo não concedeu reajuste de 13,1% a todas as referências funcionamento do magistério.

A nota, de uma página, encerra com o anúncio de que tomará todas as providências cabíveis para impedir que sejam divulgadas “inverdades” referentes a Educação Estadual e “lutará para que os direitos dos educadores sejam “respeitados e cumpridos como manda a lei”.

Nota de Repúdio

Sobre a divulgação do material, pelo Governo do Estado, em que afirma a concessão do “reajuste salarial de 13,01% a todas as referências funcionais do magistério em 18 meses de gestão”, período que compreende de 2015 a 2016, a direção da Delegacia Regional do Sinproesemma esclarece que a informação induz que os trabalhadores da educação tiveram seus salários reajustados, também, neste ano (2016).

Nas redes sociais e mídia televisiva a campanha de divulgação do material tem sido massiva com essa informação, mas o fato é que os trabalhadores da educação da Rede Estadual de Ensino até o momento não receberam o reajuste salarial, de 2016, conforme Lei do Piso (Lei Federal n° 11.738/2008) e Lei Estadual n° 9.860/2013 (Estatuto do Educador).

Esclarecemos, também, sobre a divulgação da construção de novas escolas. A regional de Imperatriz sabe que esse ponto é de fundamental importância para a educação do estado, mas abre um parêntese para essa questão, enquanto escolas são inauguradas, as existentes são sucateadas.

A direção do Sinproesemma tomará as devidas providências para que não sejam propagadas inverdades diante da atual situação da educação estadual e garante que lutará para que os direitos dos educadores sejam respeitados e cumpridos como manda a Lei.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.