Segurança

Grupo Tático Aéreo terá base em Imperatriz

O grupo hoje conta com uma subdivisão em duas unidades: a de operações especiais e a de operações aéreas, com atuação em todo o Estado.

Divulgação / Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54

IMPERATRIZ - O Grupo Tático Aéreo do Maranhão (GTA/MA), completa 18 anos de criação no Estado, vai expandir sua atuação com a instalação de uma base em Imperatriz. A partir da criação da unidade, as ações de combate ao crime, que envolvam operações aéreas de segurança, terão mais rapidez e agilidade nos municípios da região Tocantina.

De acordo com o coordenador do GTA, comandante Delcimar Oliveira, a base começa a ser implantada em junho. “Toda a parte operacional e técnica já está ajustada, o projeto está em análise na Secretaria de Segurança e se tudo ocorrer bem, começamos os trabalhos já no próximo mês”, afirmou.

O GTA realiza um trabalho de excelência no serviço de aviação de segurança pública do Brasil. Fundado em 1997, o grupo foi criado com a função de combater o crime organizado, bem como dar suporte especializado a órgãos da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão.

Além disso, o grupo multimissão atua também em atividades de resgate, salvamento e policiamento aéreo. Realiza ações na área da saúde, como translado de enfermos, busca e salvamento de pessoas em locais de acidente ou acesso difícil. Além de operar também no combate às drogas e assaltos a bancos.

Atualmente, o GTA/MA, que é uma coordenação subordinada diretamente ao gabinete do secretário de Segurança Pública, conta com um efetivo de 50 agentes, entre policiais militares, civis e bombeiros, além da parte administrativa. O grupo conta com uma subdivisão em duas unidades: a de operações especiais e a de operações aéreas, ambas com atuação por todo o Estado.

O comandante Delcimar Oliveira explica que as ações do grupo podem ser flexibilizadas, já que, se solicitado, pode atuar em outros pontos do território nacional. “O GTA/MA já atuou na região Serrana do Rio de Janeiro, quando aconteceram deslizamentos e também em alagamentos ocorridos no estado de Alagoas. Agora, nossa próxima missão vai ser na Copa do Mundo, na cidade sede de Natal, onde prestaremos um serviço de apoio com uma equipe aeromédica”, afirmou.

Na estrutura material, o grupamento é composto por três helicópteros, sendo um modelo EC145, considerado uma das aeronaves mais modernas do mundo na atividade de segurança pública, com capacidade para dois pilotos e oito combatentes; e dois modelos Esquilo, que comporta dois pilotos e quatro combatentes; possui também dois aviões de pequeno porte, e 13 veículos próprios, sendo um deles blindado.

Em toda trajetória, O GTA/MA já conta com mais de 20 mil horas de voo, sendo considerada uma das melhores e mais respeitadas unidades de aviação de segurança do país. Fato que, conforme explica o comandante Delcimar Oliveira, se deve à excelência na capacitação dos profissionais que trabalham no grupo. Vale ressaltar também que não há registro de qualquer tipo de acidente nas atividades executadas pelo grupamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.