Abolição Escravatura

CCNC fala sobre abolição da escravatura no Brasil

Doralice diz que a data é um momento de refletir sobre o preconceito.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
(undefined)

IMPERATRIZ - Nesta terça-feira (13), é comemorado à data em que princesa Isabel assinou a Lei Áurea no ano de 1888, que pôs fim à escravidão no Brasil. A data ficou marcada e completa hoje 126 anos.

De acordo com presidente do Centro de Cultura Negra Negro Cosme(CCNC) Doralice Mota, a data é um momento propício a reflexão sobre a valorização do povo negro que, foi ao longo da história humilhado e excluído da sociedade.

“Esta é uma data que ficou marcada, o fim da escravidão no Brasil, mas é também, um momento para refletirmos sobre a falta de políticas públicas para isenção do negro na sociedade. Repensar sobre a discriminação e o preconceito racial que ainda existe”, afirma.

Doralice Mota, lembra, também, que o negro foi protagonista ao longa da história na luta por um mundo mais justo e igualitário.

A líder do CCNC ressalta que o negro teve sua história marcada por lutas, e isso reflete até os dias atuais.“O branco tem um nível de vida melhor que o negro, a própria educação dados mostram que 41% dos negros são analfabetos, um número altíssimo. É preciso combater o preconceito e a discriminação social”, reforça a presidente do CCNC.

Saiba mais sobre a data

A Lei Áurea, sancionada pela princesa Isabel a 13 de maio de 1888, foi o resultado de uma batalha legislativa iniciada na década de 1870. Isabel enfrentou a resistência dos representantes dos proprietários de escravos para levar o projeto de lei à votação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.