IMPERATRIZ - O intenso período de estiagem aliado às condições da vegetação na Região Sudoeste do estado, tem contribuído para o aumento das queimadas ao longo da BR-010 (Belém-Brasília), entre os municípios de Imperatriz e Porto Franco. Em muitos trechos, a vegetação foi completamente consumida pelo fogo.
Os focos de incêndio às margens da rodovia ameaçam a visibilidade dos condutores de veículos que se sentem prejudicados com o excesso de fumaça nas estradas.
Em muitos casos, o fogo é ateado por pequenos agricultores ao longo da rodovia. Eles queimam o capim seco e a ação foge ao controle. Em outras situações, os focos de incêndio são provocados pelos próprios motoristas, como, por exemplo, com as chamas de pontas de cigarros acesas na vegetação.
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, Wibirajá Figueiredo, nos últimos dias, o número de chamadas para atender à ocorrência de focos de incêndios na BR-010 aumentou em mais de 40%.
O fogo na região é usado principalmente para limpeza de terrenos, abertura de novas áreas e renovação de pasto. Antes do período de estiagem, o Corpo de Bombeiros de Imperatriz, em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizou uma campanha voltada para fazendeiros e pequenos produtores rurais.
O Maranhão está entre os Estados que mais registram queimadas descontroladas, seguido de Rondônia, Tocantins, Pará e Mato Grosso, que aparece em primeiro lugar, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.