no maranhão

Desabamento de telhado de igreja deixa 12 feridos em Caxias

Maioria das vítimas era formada por crianças que participavam de um ensaio quando parte da estrutura da igreja desabou na noite de domingo (9).

Imirante.com, com informações da TV Mirante

Desabamento de telhado de igreja deixa 12 feridos em Caxias. (Reprodução/TV Mirante)

CAXIAS -  A estrutura do telhado de uma igreja desabou e deixou 12 pessoas feridas na noite deste domingo (9), na Rua Nossa Senhora do Carmo, no bairro Fumo Verde, em Caxias, a cerca de 360 quilômetros de São Luís. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), a maioria das vítimas era formada por crianças que participavam de um ensaio no momento do acidente.

O desabamento aconteceu durante a atividade realizada no interior da igreja. Conforme as informações repassadas ao 5º Batalhão de Bombeiros Militar, parte da estrutura cedeu enquanto as crianças estavam no local.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h para prestar apoio às equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizavam o atendimento das pessoas atingidas.

Vítimas tiveram ferimentos leves e receberam alta

Ao todo, 12 pessoas ficaram feridas após o desabamento. As vítimas foram encaminhadas para o Hospital Municipal de Caxias para avaliação e atendimento médico.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os ferimentos foram considerados leves. Após receberem atendimento na unidade de saúde, todas as vítimas receberam alta.

O acidente mobilizou equipes de emergência durante a noite. Bombeiros e profissionais do Samu atuaram no atendimento às pessoas que estavam na igreja no momento em que a estrutura desabou.

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre outras pessoas atingidas ou sobre a necessidade de novas intervenções na estrutura do imóvel.

Igreja não tinha iniciado processo para certificado de segurança

Além do atendimento às vítimas, a ocorrência também levantou questões relacionadas à documentação de segurança do imóvel.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o responsável pela igreja ainda não havia iniciado o processo para obtenção do Certificado de Aprovação. O documento é expedido pela corporação após a verificação do cumprimento das exigências de segurança contra incêndio e pânico.

A emissão do certificado é uma das etapas relacionadas à regularização das condições de segurança do imóvel. No entanto, o Corpo de Bombeiros não informou se a ausência do documento teve relação com o desabamento.

Já o alvará de funcionamento da igreja é de responsabilidade da Prefeitura de Caxias. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre a situação desse documento.

Causas do desabamento ainda serão apuradas

As causas que levaram parte do telhado da igreja a desabar ainda não foram informadas oficialmente. Também não foram divulgados detalhes sobre as condições da estrutura antes do acidente.

O caso deverá ser apurado para esclarecer o que provocou o desabamento e verificar as condições do imóvel.

Até a última atualização desta reportagem, o Corpo de Bombeiros havia confirmado apenas que 12 pessoas ficaram feridas, que a maioria das vítimas era formada por crianças e que todas receberam atendimento médico e tiveram alta.

Leia outras notícias em Imirante.com.