Laboratoristas treinam para fazer diagnóstico de doença

Imirante.com / O Estado do MA.

Atualizada em 27/03/2022 às 15h16

CAXIAS – Laboratoristas que trabalham no diagnóstico de doenças endêmicas nos municípios de abrangência da Gerência de Articulação e Desenvolvimento da Região do Leste Maranhense estão participando desde o dia 11 de um treinamento promovido pela Unidade de Qualidade de Vida.

O treinamento tem como finalidade principal dotar os profissionais das secretarias municipais de Saúde de condições para o manuseio correto dos microscópios bacteriológicos e entomológicos.

O treinamento, que se estenderá até amanhã, está sendo ministrado por Antônio Neto e Hélem Silva Costa, ambos técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O gestor informou ainda que a Regional pretende oferecer no início do próximo mês um curso para capacitar técnicos a assumirem laboratórios que não estejam funcionando. A previsão é de que em outubro todos os municípios do Leste Maranhense estarão com seus laboratórios de bacteriologia e entomologia funcionando plenamente.

Além desse encontro entre os laboratoristas, a Unidade de Qualidade de Vida, atendendo a uma solicitação do gerente regional Fause Simão Neto, agendou uma reunião para o dia 19 deste mês com todos os secretários de Saúde da região e técnicos do Ministério da Saúde. Os profissionais serão orientados na elaboração de projetos e convênios que serão viabilizados pelo Governo Federal.

Os projetos que virão de recursos extraorçamentário contemplará a construção de fossas sépticas, sistema e ampliação de abastecimento d’água, aquisição de unidades móveis odontológicas e sistema de esgoto, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.