Eleições 2026

Romeu Zema diz que eleitores do PT deveriam se mudar para Cuba ou Venezuela

Durante entrevista nesta sexta-feira, o candidato Romeu Zema criticou o PT, chamou o reajuste do Bolsa Família de oportunismo e propôs mudanças.

Ipolítica, com informações do G1

Romeu Zema critica o PT, sugere que apoiadores se mudem para Venezuela ou Cuba e questiona aumento do Bolsa Família. (Reprodução/TV Asa Branca)

BRASIL – O candidato do Novo à Presidência da República, Romeu Zema, afirmou nesta sexta-feira (18) que pessoas que acreditam no PT deveriam deixar o Brasil e se mudar para Venezuela ou Cuba. A declaração foi dada durante entrevista à Rádio Itatiaia, quando o ex-governador de Minas Gerais foi questionado sobre um eventual apoio no segundo turno.

Zema afirmou que estará ao lado de quem estiver “contra o PT” e criticou os governos petistas. Na declaração, citou Venezuela e Cuba como referências associadas ao partido.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Eu estarei com quem estiver contra o PT, porque o PT para mim significa atraso, corrupção, gestão ruim, populista, que é o que já deu errado no Brasil e no mundo todo, e continua se insistindo. E o pior: tem gente que acredita ainda! Deveria mudar para Venezuela, para Cuba, que é inspiração do PT”, disse Zema.

Zema critica aumento do Bolsa Família

Durante a entrevista, Zema também criticou o reajuste do Bolsa Família anunciado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quinta-feira (17), a 17 dias das eleições.

O candidato classificou a medida como “oportunismo” e afirmou que o aumento seria uma tentativa de conquistar votos.

Segundo Zema, caso seja eleito presidente, pretende rever o programa social e ampliar mecanismos para que os beneficiários deixem o Bolsa Família.

Quero colocar mais portas de saída do que de entrada”, afirmou.

Entre as propostas apresentadas pelo candidato está a exigência de que beneficiários que não tenham responsabilidade pelo cuidado de crianças, idosos ou pessoas com deficiência estudem para continuar recebendo o benefício.

Zema também prometeu pagar R$ 5 mil para quem conseguir um emprego com carteira assinada e deixar o programa.

Ninguém vai ficar recebendo o seu dinheiro, o meu e de quem está nos escutando sem ter uma contrapartida. Hoje nós temos gente que recebe e fica jogando videogame o dia todo”, declarou.

Zema aparece com 2% no Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (17) mostra Zema com 2% das intenções de voto para a Presidência da República.

O levantamento aponta Lula com 39% e Flávio Bolsonaro (PL) com 36%. A diferença está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, configurando empate técnico.

Também aparecem Augusto Cury (Avante), com 6%; Ronaldo Caiado (PSD), com 4%; e Renan Santos (Missão), com 3%.

O Datafolha ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 15 e 16 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-04029/2026.

Receba também as principais notícias do Maranhão, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail. Cadastre-se gratuitamente no Imirante.com e ative a opção "Receber conteúdos por e-mail" para acompanhar a Newsletter do Imirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.