BRASIL — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou o apoio do Brasil aos esforços de reconstrução da Venezuela após os terremotos que atingiram o país no mês passado e deixaram pelo menos 3.889 mortos.
Em uma conversa por telefone nesta sexta-feira (10), Lula e a presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, trataram das ações de assistência à população afetada pelos tremores. Segundo o governo brasileiro, o presidente afirmou que o país continuará contribuindo com a recuperação das áreas atingidas.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
Durante a ligação, Delcy Rodríguez agradeceu a ajuda humanitária enviada pelo Brasil e informou que as buscas por vítimas e os trabalhos de atendimento aos moradores seguem em andamento.
Brasil prepara nova fase de ajuda humanitária à Venezuela
Após uma primeira etapa voltada ao resgate de vítimas e ao envio de suprimentos, o governo brasileiro prepara uma nova fase de apoio humanitário ao país vizinho.
A operação inicial contou com ações de diferentes órgãos brasileiros, incluindo:
- seis voos humanitários, sendo cinco da Força Aérea Brasileira (FAB) e um voo solidário da Gol;
- 60 toneladas de suprimentos, equipamentos e materiais médicos;
- 100 purificadores de água;
- hospital de campanha com até 30 leitos, estrutura cirúrgica e atendimento emergencial;
- módulo infantil e preparação para atendimento em situações de pandemia;
- 93 militares da Marinha envolvidos na operação;
- 71 bombeiros militares;
- quatro especialistas da Defesa Civil;
- seis técnicos da Anatel.
Terremotos causaram destruição na Venezuela
Os terremotos aconteceram no dia 24 de junho e atingiram principalmente a região norte da Venezuela, onde está localizada Caracas.
Os tremores derrubaram prédios e provocaram danos em diversas áreas da capital venezuelana e cidades próximas. Segundo informações divulgadas pelo governo, foram os abalos sísmicos mais fortes registrados no país em mais de um século.
Além das mortes, milhares de pessoas ficaram desabrigadas e passaram a depender de ações emergenciais de assistência.
Venezuela inicia preparação para reconstrução
Durante a conversa com Lula, Delcy Rodríguez afirmou que o governo venezuelano se prepara para a reconstrução das áreas atingidas.
A presidente destacou que uma das prioridades será a construção de moradias para famílias que perderam suas casas após os terremotos.
O governo brasileiro informou que continuará acompanhando a situação e participando das ações de apoio à população afetada.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.