Nova Estatal

Governo Lula rejeita criação da estatal Terrabras

Governo Lula rejeita criação da estatal Terrabras para minerais críticos e decide apoiar modelo com foco em regulação e setor privado

Ipolítica, com informações do g1

Governo Lula rejeita criação da estatal Terrabras (Ricardo Stuckert / PR)

BRASÍLIA – O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu rejeitar a criação da estatal Terrabras, proposta defendida por parte do PT para atuar na exploração de minerais críticos no país. A definição foi tomada em reunião realizada nesta quarta-feira (22), no Palácio da Alvorada, com a participação do mesmo e de ministros.

A decisão marca um posicionamento contrário à ala do próprio partido que defende maior presença do Estado no setor, considerado estratégico para a transição energética e para a indústria de alta tecnologia.

Divergência dentro do governo

Segundo relatos de ministros que participaram da reunião, o governo Lula fechou posição contra a criação da estatal Terrabras.

A avaliação do Executivo é de que a proposta não é necessária neste momento e pode gerar entraves regulatórios e fiscais, além de afastar investimentos no setor.

A criação da estatal Terrabras é defendida por parlamentares da base, como os deputados Pedro Uczai (PT-SC) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), autores de projetos que tratam da política nacional de minerais críticos.

Alternativa do governo

Apesar da pressão interna, o governo Lula decidiu apoiar o relatório apresentado pelo deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que não prevê a criação da estatal Terrabras.

A proposta do relator tem sido vista como mais alinhada ao ambiente de negócios, ao priorizar instrumentos regulatórios e incentivos ao setor privado.

A orientação do Executivo é atuar para ajustar o texto, incorporando pontos considerados estratégicos.

Ajustes e prioridades

Entre os pontos que o governo pretende incluir no relatório estão medidas para estimular a pesquisa geológica, incentivar a agregação de valor no país e garantir sustentabilidade na exploração dos recursos.

A estratégia busca equilibrar o interesse econômico com a necessidade de desenvolver cadeias produtivas no Brasil.

Importância dos minerais críticos

O debate sobre a estatal Terrabras ocorre em meio ao aumento da demanda global por minerais críticos, como lítio, terras raras e níquel.

Esses insumos são fundamentais para a produção de baterias, equipamentos eletrônicos e tecnologias ligadas à energia limpa.

Por isso, o tema ganhou espaço na agenda do governo e passou a ser tratado como prioridade estratégica.

Próximos passos no Congresso

A discussão sobre a política de minerais críticos deve avançar nas próximas semanas no Congresso Nacional.

O relatório de Arnaldo Jardim deve servir como base para negociação entre governo e parlamentares.

A apresentação do parecer, inicialmente prevista para esta semana, foi adiada a pedido do Planalto para o início de maio.

O governo Lula consolidar um texto que mantenha a atratividade do setor sem a necessidade de criação da estatal Terrabras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.