Bebê nasce de parto normal pesando quase 7 kg no ES; mãe e criança tiveram complicações no parto
Segundo relato da mãe, o bebê nasceu com o ombro deslocado e ficou 5 minutos sem respirar. Os dois tiveram alta e já estão em casa.
BRASIL - Um bebê nasceu de parto normal pesando 6,5 kg e medindo 55 centímetros em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. A mãe e o bebê tiveram complicações após o parto, no dia 9 de agosto. Os dois tiveram alta e já estão em casa.
Complicações no parto
Segundo relato da mãe, Ariane Borges, de 39 anos, durante o parto o bebê sofreu uma lesão plexo braquial, que afeta a função nervosa dos braços da criança. Ela relatou também que a criança ficou 5 minutos sem respirar e precisou passar dez dias no hospital. Já a mãe sofreu uma hemorragia e precisou levar 55 pontos.
A família recebeu orientações de que o bebê vai precisar passar por sessões de fisioterapias devido à lesão no ombro. Com quase dois meses desde o nascimento, Alderico já pesa aproximadamente 10 kg, considerado o dobro do peso de uma criança normal para essa idade.
Mãe não imaginava que bebê nasceria grande
Segundo Ariane, ela não imaginava que a criança bebê nasceria tão grande. Isso porque durante a gravidez, incluindo os exames de pré-natal e ultrassons, ela relatou que não enfrentou nenhuma intercorrência.
"No último ultrassom, a médica falou que ia ser um bebê grande, mas não imaginava que seria assim. Ela até falou que não queria me assustar, então eu achei que era brincadeira", contou a mãe.
Parto do bebê mobiliza 10 médicos
Ainda segundo a mãe, ela estava com 42 semanas de gestação no dia do parto. Ariane contou que foi para o hospital com a orientação de que faria cesárea. Mas, segundo ela, a equipe médica anunciou que iria induzir o parto normal. De acordo com ela, foram cerca de dez profissionais envolvidos no parto.
"Eles induziram o parto. O médico até falou: 'Se você já ganhou oito [filhos] de parto normal, esse é mole para a senhora'. Foi uma surpresa. O neném quase perdeu a vida também, porque ele ficou cinco minutos sem suspirar. Na hora que eles puxaram, rompeu o cordão umbilical e eu tomei um susto. Juntou uns dez médicos para conseguir retirar ele. O médico ficou assustado e surpreso na mesma hora, até se emocionou depois que ele voltou a respirar", relembrou ela.
Apesar da lesão no ombro, os médicos orientaram a mãe que a criança vai voltar com o movimento no braço e não vai apresentar sequelas neurológicas.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.