Câmara aprova dispositivo para abrir porta-malas por dentro em veículos novos
De autoria do deputado Capitão Alden (PL-BA), o Projeto de Lei 1434/23 que trata do dispositivo no porta-malas foi aprovado com substitutivo do relator pela Comissão de Viação e Transportes, deputado Neto Carletto (PP-BA).
BRASÍLIA - A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (11) projeto de lei que determina a inclusão, nos veículos novos, de dispositivo para abertura do porta-malas por dentro. A proposta será enviada ao Senado.
De autoria do deputado Capitão Alden (PL-BA), o Projeto de Lei 1434/23 foi aprovado com substitutivo do relator pela Comissão de Viação e Transportes, deputado Neto Carletto (PP-BA). O relator do projeto em Plenário, deputado Nicoletti (União-RR), defendeu a proposta.
Segundo o texto, o dispositivo será incorporado progressivamente, de maneira obrigatória, nos veículos fabricados no País ou importados, seguindo prazos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Leia também: Lula fará novo procedimento médico nesta quinta-feira (12)
A intenção é ajudar pessoas sequestradas ou raptadas a terem uma chance de fuga com o uso do dispositivo.
Segundo o autor, deputado Capitão Alden, essa proposta já é lei nos Estados Unidos desde 1999. "A colocação do dispositivo começou por conta de crianças que brincavam de esconde-esconde, se escondiam no porta-malas e terminavam morrendo asfixiadas", disse.
Alden afirmou que não dá para aguardar o mercado se regular sobre a questão.
Saiba Mais
- Comunidades tradicionais poderão dar consentimento para licença ambiental
- Comissão aprova punição para gestor que descumprir piso de agentes de saúde
- Comissão aprova suspender adesão do Brasil à Unasul
- Marco regulatório para a promoção da agroecologia voltará à pauta da Câmara
- Comissão aprova revogar condecoração dada no governo Lula ao ex-presidente sírio Bashar Al-Assad
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.