Câmara Federal

Cancelado debate sobre taxa de aprovação no Revalida

O Revalida é um exame aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de validar diplomas de médicos estrangeiros no Brasil.

Agência Câmara

Exame aplicado pelo Inep promove a revalidação de diplomas de médicos estrangeiros no Brasil
Exame aplicado pelo Inep promove a revalidação de diplomas de médicos estrangeiros no Brasil (Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

BRASÍLIA - A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados cancelou o debate que faria nesta terça-feira (6) sobre a baixa taxa de aprovação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) em 2022.

De acordo com o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), que havia pedido a realização do debate, a taxa de aprovação no último Revalida, feito no segundo semestre de 2022, foi de apenas 3,75%, a menor em toda a história do exame, que começou a ser aplicado em 2011. "Cerca de 96% dos candidatos que fizeram as provas foram reprovados na primeira ou na segunda etapa e, com isso, não conseguiram revalidar os diplomas", afirma.

O Revalida é um exame aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de validar diplomas de médicos estrangeiros no Brasil.

"Muitos médicos brasileiros formados no exterior que fizeram o Revalida recentemente alegam inconsistências no conteúdo das provas, aumento indevido na nota de corte e falta de coerência na correção. Sem a aprovação no Revalida, brasileiros ou estrangeiros formados em medicina em outros países não podem solicitar o registro nos conselhos de medicina do Brasil", afirma o deputado.

Leia também: Mourão volta a criticar 'Honras de Estado' a Maduro e cobra posição do Parlamento

Segundo ele, muitos candidatos afirmam que as provas são "feitas para reprovar" e apontam um possível "boicote" aos formados no exterior. Muitos tiveram recursos negados pelo órgão e acionaram a Justiça para tentar reverter o resultado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.