Na prisão

Daniel Silveira é preso um dia depois de ficar sem mandato

Prisão foi motivada por descumprimento de medidas cautelares; policiais encontraram 'dinheiro' na casa.

Ipolítica, com informações do G1

Daniel Silveira foi preso pela PF por descumprir medidas cautelares
Daniel Silveira foi preso pela PF por descumprir medidas cautelares (Divulgação)

BRASÍLIA - O ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (2) no município de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

A prisão foi cumprida, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), um dia depois de Silveira ter ficado sem mandato de deputado. 

O motivo da prisão foi o descumprimento de medidas cautelares definidas pelo STF – a exemplo do uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de usar redes sociais -.

Fontes da Polícia Federal afirmam que havia "muito dinheiro na casa" do ex-parlamentar no momento da detenção.

Daniel Silveira se candidatou ao Senado Federal pelo Rio de Janeiro, em outubro, e recebeu 1,5 milhão de votos, mas não se elegeu.

Com isso, ficou sem mandato e perdeu o foro privilegiado nesta quarta (1º), quando os novos parlamentares tomaram posse.

Leia também: Iracema afirma que Assembleia caminhará de mãos dadas com outros Poderes

Perdão de Bolsonaro
O ex-deputado está sujeito a medidas cautelares desde que foi condenado pelo STF, em abril de 2022, por estímulo a atos antidemocráticos e ataques a autoridades e instituições.

A pena imposta pelo tribunal foi de 8 anos e 9 meses de prisão, mas acabou perdoada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

As medidas complementares, (como tornozeleira e multa), contudo seguiram em vigor.

Ele chegou a ser multado pelo STF por descumprimento de medidas. 

A defesa do ex-deputado ainda não se manifestou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.