BRASÍLIA- Nesta quinta-feira (2), a Câmara dos Deputados aprovou a indicação do deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A indicação seguirá para análise do Senado e, se confirmada, o deputado ocupará a vaga deixada pela ministra Ana Arraes, que se aposentou no ano passado.
Com 239 votos favoráveis, a Câmara dos Deputados aprovou a indicação do deputado para o (TCU), que superou Soraya Santos (PL-RJ), além do ex-deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) e poderá exercer o cargo até os 75 anos de idade se desejar. Na defesa da candidatura, Jhonatan de Jesus se comprometeu a manter “portas abertas” para receber parlamentares no TCU. Afirmou ainda que pretende combater a criminalização da política e ainda agradeceu o apoio do presidente da Casa, Arthur Lira.
Nascido em Boa Vista (RR), Jhonatan de Jesus está em seu quarto mandato parlamentar é formado em medicina e, na Câmara, atuou em comissões como a de Fiscalização Financeira e Controle (titular) e a de Finanças e Tributação (suplente). Entre as atribuições como ministro do TCU, está analisar as contas do presidente da República todo ano e fiscalizar a aplicação de recursos repassados pela União.
O Tribunal de Contas da União é formado por nove ministros, destes seis são escolhidos pelo Congresso Nacional e três pelo presidente da República, em todos os casos, a indicação é submetida à aprovação do Senado. A Constituição estabelece que, para ocupar a vaga, é necessário ter mais de 35 anos e menos de 65 anos, idoneidade moral e reputação ilibada e também notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos, financeiros ou de administração pública.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.