TCU

Câmara aprova indicação do deputado Jhonatan de Jesus para vaga no TCU

Deputado assume vaga deixada pela ministra Ana Arraes, que se aposentou no ano passado. Indicação será analisada pelo Senado.

Ipolitica

Deputado assume vaga deixada pela ministra Ana Arraes, que se aposentou no ano passado.
Deputado assume vaga deixada pela ministra Ana Arraes, que se aposentou no ano passado. (Câmara dos Deputados)

BRASÍLIA- Nesta quinta-feira (2), a Câmara dos Deputados aprovou a indicação do deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A indicação seguirá para análise do Senado e, se confirmada, o deputado ocupará a vaga deixada pela ministra Ana Arraes, que se aposentou no ano passado.

Com 239 votos favoráveis, a Câmara dos Deputados aprovou a indicação do deputado para o (TCU), que superou Soraya Santos (PL-RJ), além do ex-deputado Fábio Ramalho (MDB-MG) e poderá exercer o cargo até os 75 anos de idade se desejar. Na defesa da candidatura, Jhonatan de Jesus se comprometeu a manter “portas abertas” para receber parlamentares no TCU. Afirmou ainda que pretende combater a criminalização da política e ainda agradeceu o apoio do presidente da Casa, Arthur Lira. 

Nascido em Boa Vista (RR), Jhonatan de Jesus está em seu quarto mandato parlamentar é formado em medicina e, na Câmara, atuou em comissões como a de Fiscalização Financeira e Controle (titular) e a de Finanças e Tributação (suplente). Entre as atribuições como ministro do TCU, está analisar as contas do presidente da República todo ano e fiscalizar a aplicação de recursos repassados pela União. 

O Tribunal de Contas da União é formado por nove ministros, destes seis são escolhidos pelo Congresso Nacional e três pelo presidente da República, em todos os casos, a indicação é submetida à aprovação do Senado. A Constituição estabelece que, para ocupar a vaga, é necessário ter mais de 35 anos e menos de 65 anos, idoneidade moral e reputação ilibada e também notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos, financeiros ou de administração pública.

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.