Oposição

PL anuncia candidatura de Rogério Marinho para Presidência do Senado

Partido aposta em Marinho como ‘alternativa para restabelecer a ordem, independência e o tamanho’ da Casa Legislativa

Ipolitica

Atualizada em 04/01/2023 às 17h25
Rogério Marinho. FOTO: Isac Nóbrega/PR
Rogério Marinho. FOTO: Isac Nóbrega/PR (FOTO: Isac Nóbrega/PR)

BRASÍLIA-Nesta quarta-feira (4), o partido liberal (PL) anunciou o nome de Rogério Marinho para concorrer à Presidência do Senado Federal. O comunicado foi feito pelo líder do partido na casa, senador Carlos Portinho (PL-RJ). 

Segundo nota divulgada pelo partido, não existe a possibilidade de desistência do pleito para negociar cargos na mesa diretora, e na presidência das Comissões. Ainda de acordo com a nota, o senador será alternativa para restabelecer a ordem, independência e o tamanho do Senado Federal 

O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), afirmou que  notícias sobre acordos não são verdadeiras e mostram preocupação com uma possível candidatura da oposição. “Estamos unidos. Vamos juntos. E vamos vencer”, pontuou o senador. 

Ex-deputado federal, Rogério Marinho comandou o Ministério do Desenvolvimento Regional no governo Jair Bolsonaro. Neste ano, deixou o cargo para disputar uma vaga no Senado pelo Rio Grande do Norte foi eleito superando Carlos Eduardo (PDT) e Rafael Motta (PSB). Foi a primeira vez que o ex-ministro disputou uma cadeira no Senado Federal. O mandato de Marinho terá início em 2023 e se estende até 2030.

O atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já iniciou as articulações políticas para tentar se reeleger. No entendimento do PL, uma  aliança com o  Progressistas, de Arthur Lira (PP-AL), e com o União Brasil, partido de Luciano Bivar, conseguiriam viabilizar a candidatura de Marinho à presidência da Casa. A eleição está marcada para fevereiro do ano que vem. 

O PL será a maior bancada do Senado a partir de 2023. Ao todo, o partido terá 15 dos 81 parlamentares.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.