Eleição

Girão anuncia candidatura à Presidência do Senado

Girão disse que o objetivo, caso vença a disputa, será reaproximar o Senado dos anseios da população.

Agência Senado

Eduardo Girão é senador da República pelo Podemos do Ceará
Eduardo Girão é senador da República pelo Podemos do Ceará (Waldemir Barreto/Agência Senado)

BRASÍLIA - Em pronunciamento nesta terça-feira (13), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) anunciou em Plenário que vai se candidatar à Presidência do Senado. A escolha ocorrerá no início de fevereiro do próximo ano e o vencedor estará à frente da casa até fevereiro de 2025.

Girão disse que o objetivo, caso vença a disputa, será reaproximar o Senado dos anseios da população. Na opinião do senador, a Casa se afastou de sua missão constitucional, e os efeitos disso se veem, segundo ele, no "caos" que aflige as pessoas nas ruas, como a censura e o medo de livremente expressar o pensamento.

“Eu vou conversar com cada colega senador que eu puder, para que a gente possa oferecer essa alternativa, uma alternativa independente de verdade, para que o Senado volte a ter altivez para reequilibrar os Poderes da República, tendo verdadeira independência assim como harmonia”, disse.

Leia também: Marcelo Tavares deve ser eleito presidente do TCE-MA

De acordo com Girão, o diálogo é fundamental para a democracia, que está sendo aviltada, porque, segundo ele, o Senado tem sido omisso quanto a deliberações de pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que já passam de 60 "engavetados nesta Casa sistematicamente".

Girão também prometeu que, caso eleito, colocará em votação ao menos um projeto de cada senador por ano, o que tornará o Senado mais democrático. E disse esperar que na eleição para a Presidência do Senado o voto seja aberto.

“No ano de 2023, no dia 1º de fevereiro, com a eleição do próximo presidente do Senado, que a gente possa ter o voto aberto, e não mais termos segredismos na República”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.