Julgamento

Ex-PM do Maranhão suspeito de matar cabo do Piauí é condenado a 9 anos de prisão

O crime aconteceu na frente do filho da vítima, que é menor de idade, em fevereiro de 2019, na capital piauiense.

Imirante.com

Atualizada em 29/09/2022 às 14h55
O cabo Samuel Borges e o ex-PM do Maranhão Francisco Filho.
O cabo Samuel Borges e o ex-PM do Maranhão Francisco Filho. (Foto: Divulgação)

PIAUÍ - O ex-soldado da Polícia Militar do Maranhão, Francisco Ribeiro dos Santos Filho, foi condenado a nove anos de prisão pelo assassinato do cabo do Piauí, Samuel de Sousa Borges. De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu na frente do filho da vítima, que é menor de idade, no dia 1º de fevereiro de 2019, nas proximidades de uma escola na zona Leste da capital piauiense.

Leia também em: 

Justiça do Piauí adia pela 3ª vez o julgamento do ex-policial militar do Maranhão

Assassino confesso de Décio Sá é condenado a 18 anos de prisão por morte de corretor de veículos no Piauí

Depois de ser adiado quatro vezes, o julgamento de Francisco Filho aconteceu na quarta-feira (28), no fórum de Teresina, no Piauí, e sendo conduzido pelo juiz da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri, Antônio dos Reis Nollêto. Também contou com a participação do promotor de Justiça Mário Carcará. 

Após quase 12 horas de julgamento, a sentença foi proferida pelo magistrado. O réu foi condenado a nove anos de reclusão, devendo cumprir em regime fechado, em unidade prisional correspondente e a uma multa de R$ 4.040. 

Ainda na quarta-feira, o Ministério Público do Piauí recorreu da sentença pedindo aumento da pena e um novo julgamento ao ex-PM do Maranhão alegando que a pena ficou em um patamar inferior ao devido e o magistrado não considerou a reincidência do acusado que já foi condenado com trânsito julgado em um outro processo.

Adiamento

A Justiça do Piauí adiou por quatro vezes o julgamento de Francisco Filho. O julgamento deveria ter ocorrido inicialmente em outubro de 2021, mas foi adiado a pedido da defesa do ex-policial militar.

Depois foi designado para o dia 30 de março e depois para 31 de maio deste ano. Estava marcado para ocorrer no dia 23 do mês passado, mas, acabou sendo adiado mais uma vez. O Poder Judiciário do Piauí marcou para o dia 28 de setembro deste ano.

Francisco Ribeiro estava preso no presídio militar do Maranhão, mas, após ser expulso da corporação em maio de 2021 foi transferido para uma unidade prisional no estado do Piauí, onde aguardava ser julgado pelo crime de homicídio.

Homicídio 

Francisco Filho é suspeito de matar Samuel de Sousa Borges, de 30 anos, a tiros. Segundo a polícia, o cabo da PM do Piauí levou três tiros e morreu durante uma discussão com Francisco Ribeiro. O caso aconteceu no cruzamento das ruas Cândido Ferraz com Verbenas, bairro Jóquei Clube, na capital piauiense.

A polícia também informou que Samuel estava indo deixar o filho na escola quando teve início uma discussão. O garoto estava na garupa. Em vídeos que circularam nas redes sociais é possível ouvir a voz de uma criança informando que perdeu o pai. A vítima ainda foi socorrida, mas morreu a caminho do hospital.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.